Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Sondagem

Pesquisa mapeia situações de conflitos no IFCE

Resultados vão subsidiar a criação do Plano de Ação para Cultura de Paz

Publicada por Claudia Rocha em 14/08/2025 Atualizada em 14 de Agosto de 2025 às 14:32

A partir do dia 18 de agosto, a Comissão de Cultura de Paz e Convivência Escolar (CCPCE) do IFCE vai realizar uma pesquisa junto aos servidores e estudantes para identificar as situações de desrespeito que prejudicam a harmonia da comunidade acadêmica. O objetivo é gerar resultados que subsidiem a criação do Plano de Ação para Cultura de Paz, que deve propor soluções de mediação de conflitos.

A Comissão de Cultura de Paz e Convivência Escolar (CCPCE) do IFCE é uma iniciativa que busca promover um ambiente educacional mais harmonioso, respeitoso e seguro, prevenindo violências, lidando com conflitos de forma assertiva e fortalecendo as relações interpessoais em direção a uma convivência ética e cultura de paz. Ele se baseia em princípios como o diálogo, a empatia, a cooperação e a valorização da diversidade, incentivando práticas que favorecem a resolução pacífica e assertiva de conflitos e o bem-estar de toda a comunidade escolar.

Segundo a presidente da Comissão, professora Lúcia Aguiar, a iniciativa busca promover um ambiente educacional mais harmonioso, respeitoso e seguro, prevenindo violências, lidando com conflitos de forma assertiva e fortalecendo as relações interpessoais em direção a uma convivência ética e cultura de paz.

"Nos baseamos em princípios como o diálogo, a empatia, a cooperação e a valorização da diversidade, incentivando práticas que favorecem a resolução pacífica e assertiva de conflitos e o bem-estar de toda a comunidade escolar", explica.

A Comissão foi criada através da Portaria Nº 1948/GABR/REITORIA, de 27 de março de 2025, após a conclusão do Ekonvivência, projeto institucional formativo das equipes gestoras em questões relacionadas à convivência, raça e gênero, realizado pela Diretoria de Assuntos Estudantis durante todo o ano de 2024.

A formação foi facilitada pelas professoras Elvira Pimentel e Telma Vinha, do Grupo Gepem - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral da Unicamp, que mantém duas linhas de pesquisa: "Relações interpessoais na escola e o desenvolvimento da autonomia moral" e "Convivência na escola: virtudes, bullying e violência".

O projeto capacitou dois servidores de cada campus, sendo obrigatoriamente um gestor (diretor-geral ou de ensino) e um servidor, geralmente da Assistência Estudantil ou da Coordenadoria Técnico-Pedagógica, além de pró-reitores e diretores. O propósito da formação foi o enfrentamento da violência no ambiente acadêmico.

Os quatro encontros presenciais foram intercalados com encontros síncronos virtuais e propostas assíncronas. Também ocorreram perguntas reflexivas, discussão de casos e a organização do plano de ação e trocas entre os participantes em uma comunidade de práticas, que resultou na instituição da Comissão de Cultura de Paz e Convivência Escolar (CCPCE).

Os objetivos da Comissão de Cultura de Paz e Convivência Escolar (CCPCE) são:

Mapear e analisar ações (pontual, inicial, contínuo) nos campi acerca da promoção da convivência ética, democrática e da cultura de paz, para constituir um banco de projetos exitosos disponível em repositório institucional;

Identificar as necessidades formativas das macrorregiões sobre as temáticas relacionadas à cultura de paz e convivência escolar;

Realizar estudos internos (na própria comissão) sobre convivência ética e cultura de paz;

Incentivar e apoiar as propostas de ações (formações, reflexões) nos campi, com suporte da comissão;

Criar um banco de materiais para consultas e estudos nos campi;

Iniciar a elaboração de um plano institucional de convivência e cultura de paz;

Articular com as demais comissões e núcleos afins para evitar sobreposição de ações e potencializar as propostas das várias comissões.

Cláudia Monteiro - jornalista da reitoria

Palavras-chave:
Convivência escolar Cultura de Paz Mediação de conflitos