Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Nota oficial sobre a avaliação de cursos no CPC

Publicada em 25/02/2016 Atualizada há 2 meses, 1 semana

O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta terça-feira (8/1), no Diário Oficial da União, despacho em que dois cursos superiores do Instituto Federal do Ceará (IFCE) – Licenciatura em Química (campus de Maracanaú) e Tecnologia em Automação Industrial (Juazeiro do Norte) – são avaliados no Conceito Preliminar de Curso (CPC) com média 2, tendo como base o ano de 2011, em uma escala que varia de 1 a 5. Sobre esta avaliação, o IFCE vem a público se manifestar, com os seguintes esclarecimentos:

1) O despacho emitido pelo MEC não impacta na oferta dos cursos citados pelo IFCE, que garante a continuidade das turmas em andamento e a oferta de novas vagas na atual e nas próximas edições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

2) O CPC é um indicador prévio da situação dos cursos de graduação no País, que pode ser alterado ou corroborado a partir de visitas in loco de comissões de avaliadores do MEC. No ano de 2011, uma comissão do MEC esteve no campus de Maracanaú para avaliar o curso de Licenciatura em Química. Naquela ocasião, o referido curso foi avaliado pelo MEC com nota 4, média considerada bem próxima do nível de excelência pelo próprio Ministério.

3) Outro indicador que incide no cálculo do CPC é a nota do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Conforme a última avaliação do MEC, o curso de Licenciatura em Química do campus de Maracanaú obteve nota 3 no Enade, em uma escala que varia de 1 a 5. O resultado mostra que o curso encontrava-se numa média aceitável.

4) Vale a pena ressaltar que, desde 2011, o campus de Maracanaú já realizou vários investimentos em recursos físicos e humanos para melhorar a infraestrutura do curso de Licenciatura em Química, tais como contratação de 8 professores e implantação dos laboratórios de Química Orgânica, Química Experimental e de Didática.

5) Em relação ao curso de Tecnologia em Automação Industrial do campus de Juazeiro do Norte, a última avaliação realizada in loco pelo MEC data de 2006, quando o MEC concedeu nota 4, média considerada bem próxima do nível de excelência pelo próprio Ministério.

6) No último Enade, o curso de Tecnologia em Automação Industrial do campus de Juazeiro do Norte foi avaliado com nota 2, em uma escala que varia de 1 a 5.

7) Desde 2011, o campus de Juazeiro do Norte já realizou vários investimentos em recursos físicos e humanos para melhorar a infraestrutura do curso de Automação Industrial, tais como: Contratação de mais seis professores, ampliação/implantação de 5 laboratórios, dentre eles o de Eletrônica, Eletrotécnica, Mecânica dos Fluidos, Sistemas Digitais e Sistemas Industriais.

8) Outro aspecto relevante é que o IFCE, atento à importância da qualificação do corpo docente, tem proporcionado, nos últimos anos, inúmeras oportunidades de pós-graduação, tanto a seus professores quanto aos administrativos, o que certamente impactará positivamente as avaliações que venham a ser feitas pelo MEC.

9) Em atenção ao despacho emitido pelo MEC, o IFCE informa que fará os esclarecimentos solicitados ao Ministério e continuará implementando ações para melhorar, ainda mais, a infraestrutura dos cursos citados.

Reitoria do IFCE