Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Neabi realiza Jornada de Aquilombamentos

O evento tem início nesta sexta-feira, 6, de forma online

Publicada em 05/11/2020 Atualizada há 2 meses, 1 semana

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do IFCE promoverá a partir de sexta-feira, 6, o evento “Jornada de Aquilombamentos”; cujo o tema será: “A gente combinamos de não morrer: Resistências a partir dos Neabis”. As atividades se darão de forma online, que contará com mesas redondas, onde serão discutidos assuntos relacionados ao tema principal.

A Coordenadora do Neabi de Paracuru, Iara Saraiva, enfatizou a importância de se discutir o sobre o assunto e explicou a escolha do tema. “Esse título faz uma referência direta a um conto, presente na obra Olhos D’água da escritora Conceição Evaristo. E aquilombar, carrega esse sentido de uma construção coletiva frente aos ataques estruturais sofridos pelo povo negro, indígena, e comunidades tradicionais no geral”.

A jornada será de forma online, as transmissões serão via canal no YouTube do Neabi campus Paracuru do IFCE (neabi.paracuru IFCE). Haverá emissão de certificado para os participantes. Além do dia 6 de novembro, o evento conta com programação para os dias 13, 20, 26 e 27 deste mês. As inscrições podem ser feitas através de formulário disponível aqui.

Serviço

Jornada de Aquilombamentos

Tema: A gente combinamos de não morrer: Resistências a partir dos Neabis

Programação

06/11-18h

Mesa redonda “Diretrizes para as relações étnico-raciais: possibilidades de um currículo antirracista”, com Eliane Santos, Professora de Etnomatemática (Unilab/campus Malês) e; Wilma Quadé, Bacharela em Humanidades, Acadêmica de Sociologia, Embaixadora da Juventude da ONU, Redatora voluntária na Youth for Human Rights Brasil, Poetisa e Ativista dos Direitos Humanos e Professora (Unilab/Campus da Liberdade)

YouTube NEABI Paracuru

Mediadora: Prof. Renivaldo Sodré (NEABI Tabuleiro do Norte)

13/11-14h

Mesa redonda “Educação musical: uma questão de raça”, com o Professor de Percussão Cléber Moreira (NEABI Canindé) e; Marcos Santos, Músico, Educador e Pesquisador de musicalidades africanas e afrodiaspóricas

YouTube NEABI Paracuru

Mediadora: Profa. Valéria Correia (NEABI Crateús)

20/11- (16h - 17h30)

(CONNINP)

Mesa redonda “Pesquisa, ciência, tecnologia e inovação africana e afrodescendente”, com Bárbara Carine, Professora de Química (UFBA); Nicéa Amauro, Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros e Negras - ABPN e Professora de Química (UFU) e; Henrique Cunha, Professor da UFC

Transmissão de responsabilidade do CONNINP Mediadora: Tatiana Paz (NEABI Baturité)

26/11- 19h

Mesa redonda “Ações afirmativas: a construção do ser Negro”, com a Profa. Dra. Rafaella Florêncio, Coordenadora do NEABI Canindé e; Izabel Acioly, Mestra em Antropologia Social (UFSCar) e graduada em Ciências Sociais (UFC)

YouTube NEABI Paracuru

Mediador: Aterlane Martins (NEABI Quixadá)

27/11 (16h - 17h30)

Mesa redonda “Racismo ambiental: territórios vulnerabilizados e estratégias de resistência”, com Jeovah Meireles, Professor do Programa de Pós Graduação em Geografia da UFC e Membro da Rede Brasileira de Justiça Ambiental; Eliete Paraguassu, Marisqueira, Pescadora e Quilombola (BA); Ezequiel Tremembé (Itapipoca/CE)

YouTube NEABI Paracuru

Mediadora: Profa Iara Saraiva (NEABI Paracuru)

Brenow Muniz (colaborador) – Comunicação/Reitoria