Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

MEC anuncia intenção de implantar curso de medicina no campus Iguatu

A iniciativa partiu do próprio ministério que está dando todo apoio ao projeto

Publicada em 23/06/2022 Atualizada há 1 mês, 3 semanas

Na manhã desta quinta-feira, 23, o Campus Iguatu recebeu a presença de representantes do Ministério da Educação, do IFCE e autoridades locais, com o objetivo de iniciar tratativas para a instalação de um curso de Medicina na unidade. Se implementado, a formação se tornará pioneira da Rede Federal que hoje conta com 38 Institutos Federais, dois Cefets e o Colégio Pedro II, totalizando 661 campi por todo país.

Participaram do encontro o ministro da Educação, Victor Godoy; o reitor do IFCE, Wally Menezes; o diretor-geral do Campus Iguatu, Francisco Heber; o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Tomás Sant'ana; a secretária de Regulação e Supervisão Superior do MEC, Diana Azin; o deputado federal Nelho Bezerra; e o prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor; além de outras autoridades da região.

De acordo com o reitor do Instituto Federal do Ceará, Wally Menezes, a oportunidade pode ajudar a fixar talentos na região, mas pondera: “em um primeiro momento, o que se tem é uma análise da possibilidade de oferta do curso de medicina para o IFCE. Logicamente isso segue todo um rito, todo um passo estrutural dentro da instituição. Isso terá que ser primeiramente avaliado, tem que ver as mudanças de tipologia e as questões relacionadas à garantia do financiamento”, diz.Para ele, um curso de Medicina poderá trazer bons frutos para a instituição, mas reconhece que ainda há um bom caminho a ser percorrido até a sua efetiva concretização.

O diretor-geral do campus Iguatu, Francisco Heber, reconhece a importância da assinatura do protocolo de intenções realizado através da visita ministerial à unidade. “Imaginamos que esse curso, dentro do escopo do projeto elaborado pela instituição, poderá fortalecer os cursos existentes, os nossos cursos de graduação e criar cursos técnicos que possam ser verticalizados”, afirma. Ele cita como exemplo de cursos que poderiam ser criados nesse plano, o técnico em Medicina Veterinária e técnico em Análises Clínicas.

Em sua fala, o ministro da Educação, Victor Gogoy, diz que a cidadania é exercida por meio da educação. “Quando trabalhamos com educação, trabalhamos com sonhos. O curso é uma inovação - e tudo o que é novo assusta. Vimos que podia ser uma grande iniciativa. Temos que pensar grande, começar pequeno e andar rápido e o MEC avaliará o projeto”, conclui.

Participação dos estudantes

Durante o evento, alunos foram à frente do prédio e protestaram de forma pacífica, sobretudo contra os recentes bloqueios no orçamento da Educação. No entanto, O IFCE ressalta que toda a logística da visita do ministro da Educação ao campus Iguatu do IFCE foi organizada pelo próprio Ministério, sem interferência do Instituto, uma vez que uma visita dessa natureza segue ritos protocolares e de segurança do próprio Ministério.

Na oportunidade, o reitor Wally Menezes entregou ao ministro projetos relativos a melhorias de infraestrutura em todos os campi do IFCE, como ampliações de espaços de convivência, restaurantes acadêmicos, laboratórios, usinas fotovoltaicas, áreas destinadas a práticas esportivas e outros ambientes.

A reitoria continua trabalhando com o Conif e outras instituições buscando reverter o bloqueio.

Amanda Alboino - campus Iguatu e Dowglas Lima - Reitoria