MEC anuncia intenção de implantar curso de medicina no campus Iguatu
A iniciativa partiu do próprio ministério que está dando todo apoio ao projeto
Publicada em 23/06/2022 ― Atualizada em 11 de Fevereiro de 2025 às 13:34
Participaram do encontro o ministro da Educação, Victor Godoy; o reitor do IFCE, Wally Menezes; o diretor-geral do Campus Iguatu, Francisco Heber; o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Tomás Sant'ana; a secretária de Regulação e Supervisão Superior do MEC, Diana Azin; o deputado federal Nelho Bezerra; e o prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor; além de outras autoridades da região.
De acordo com o reitor do Instituto Federal do Ceará, Wally Menezes, a oportunidade pode ajudar a fixar talentos na região, mas pondera: “em um primeiro momento, o que se tem é uma análise da possibilidade de oferta do curso de medicina para o IFCE. Logicamente isso segue todo um rito, todo um passo estrutural dentro da instituição. Isso terá que ser primeiramente avaliado, tem que ver as mudanças de tipologia e as questões relacionadas à garantia do financiamento”, diz.Para ele, um curso de Medicina poderá trazer bons frutos para a instituição, mas reconhece que ainda há um bom caminho a ser percorrido até a sua efetiva concretização.
O diretor-geral do campus Iguatu, Francisco Heber, reconhece a importância da assinatura do protocolo de intenções realizado através da visita ministerial à unidade. “Imaginamos que esse curso, dentro do escopo do projeto elaborado pela instituição, poderá fortalecer os cursos existentes, os nossos cursos de graduação e criar cursos técnicos que possam ser verticalizados”, afirma. Ele cita como exemplo de cursos que poderiam ser criados nesse plano, o técnico em Medicina Veterinária e técnico em Análises Clínicas.
Em sua fala, o ministro da Educação, Victor Gogoy, diz que a cidadania é exercida por meio da educação. “Quando trabalhamos com educação, trabalhamos com sonhos. O curso é uma inovação - e tudo o que é novo assusta. Vimos que podia ser uma grande iniciativa. Temos que pensar grande, começar pequeno e andar rápido e o MEC avaliará o projeto”, conclui.
Participação dos estudantes
Na oportunidade, o reitor Wally Menezes entregou ao ministro projetos relativos a melhorias de infraestrutura em todos os campi do IFCE, como ampliações de espaços de convivência, restaurantes acadêmicos, laboratórios, usinas fotovoltaicas, áreas destinadas a práticas esportivas e outros ambientes.
A reitoria continua trabalhando com o Conif e outras instituições buscando reverter o bloqueio.
Amanda Alboino - campus Iguatu e Dowglas Lima - Reitoria