Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Libras é ensinada para servidores da Reitoria

Objetivo é aperfeiçoar o atendimento ao público com surdez na instituição

Publicada em 06/03/2018 Atualizada há 2 meses, 1 semana

Uma capacitação voltada para a inclusão. Esse é o objetivo do Curso Básico de Libras que começou as aulas nesta manhã (6), numa realização da Pró-reitoria de Extensão (Proext), do Instituto Federal do Ceará (IFCE), juntamente com a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep). A perspectiva é que os servidores da instituição sejam mais qualificados para o atendimento ao público com surdez.

Na abertura das atividades, o reitor Virgílio Araripe cumprimentou os presentes, parabenizando a cada um por fazer parte desse contexto. Ele falou da satisfação, em nome da instituição, de estar envolvido num processo educacional inclusivo. “Cada vez mais, percebemos a necessidade do uso da Libras nos setores que compõem o IFCE e, com certeza, isso vai favorecer o atendimento das pessoas”, completou.

Para além de uma necessidade prevista em lei, a instituição deve se preparar para recepcionar os públicos com suas mais diversas particularidades. É o que reforçou a pró-reitora da Proext, Zandra Dumaresq. Segundo ela, o curso é fruto de planejamento realizado há bastante tempo, tendo tornado-se realidade em um momento ímpar para a instituição, alcançando representatividade de todos os setores da Reitoria.

O pró-reitor da Progep, Ivam Holanda, mencionou que a ação vem a contribuir com as políticas institucionais: “Faz parte do projeto de modernização e de profissionalização do atendimento que começamos no instituto. O impacto disso tudo está na eficácia dos nossos serviços. Temos um universo grande de servidores e de alunos com deficiência e precisamos superar as dificuldades de atendê-los bem”.

Uma das participantes é a servidora Dalva Barrocas, que é fonoaudióloga de formação e já trabalhou no processo de oralização de crianças surdas. “Espero que o curso possa ser útil tanto para os servidores quanto para as pessoas com surdez. Essa iniciativa em prol de uma melhor comunicação com os nossos assistidos ajuda no desempenho dos trabalhos e na inserção e permanência dos nossos alunos”, diz Dalva.

O servidor Guilherme Júlio da Silva, tradutor e intérprete em Libras da Reitoria, é um dos facilitadores que ministrarão as aulas. Ele reforçou a importância do alcance da capacitação: “Os benefícios estão em promover os conhecimentos básicos, para que isso possa estimular o interesse dos servidores em conhecer o idioma. Na medida em que forem se cativando, consequentemente vão buscando se aperfeiçoar mais”.

Ao todo, serão 16 encontros distribuídos em três meses de aulas. As inscrições superaram as expectativas, com bastante procura, tendo vagas preenchidas, inclusive, por interessados da comunidade externa, o que reflete a importância dada sobre o tema. Participam do curso servidores e profissionais terceirizados da Reitoria do IFCE e também representantes de escolas públicas do entorno da instituição.

Deborah Sampaio - Reitoria