Parceria Internacional
Lançado projeto de combate à violência de gênero
Iniciativa é uma parceria entre o Instituto Federal do Ceará (IFCE) e o City of Glasgow College, da Escócia
Publicada por Dowglas Sousa em 15/04/2025 ― Atualizada há 1 semana, 2 dias
Foi lançado nesta terça (15) o projeto “Prevenção da violência baseada em gênero: o ensino superior como um espaço seguro para todas as pessoas”.
A iniciativa é desenvolvida em parceria entre o Instituto Federal do Ceará (IFCE) e a instituição escocesa City of Glasgow College, com fomento do British Council. O objetivo central é trabalhar a prevenção da violência de gênero em cursos de ensino superior.

No IFCE, integram-se ao projeto a Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE), por meio da Coordenadoria de Gênero e Diversidade, e a Assessoria de Relações Internacionais (Arinter).
Esse trabalho foca na questão da Violência de Gênero em instituições de ensino superior, integrando uma abordagem totalmente inclusiva para todos os alunos. O projeto se concentrará no apoio aos alunos e na equipe acadêmica, com o objetivo de garantir uma estrutura totalmente inclusiva, abrangente, conectada, segura e eficaz para relatar e apoiar alunos com experiência em violência baseada em gênero.
O reitor Wally Menezes participou do lançamento, ao lado da diretora de Assuntos Estudantis, Ana Caroline Cabral Cristino, do assessor de Relações Internacionais, Gutenberg Albuquerque, dos pró-reitores de Ensino (Cristiane Borges) de Administração (Reuber Saraiva) e de Gestão de Pessoas (Marcel Ribeiro), da coordenadora de Gênero e Diversidade Sexual da Diretoria de Assuntos Estudantis, Maria da Conceição da Silva Rodrigues e da assistente social Teresa Gomes, além de diversos gestores e servidores da instituição. Também participou o secretário da Diversidade do Ceará em exercício, André Marinho.

As professoras Angela Kershaw e LeeAnn Clulow, representantes do City of Glasgow College, fizeram uma rica apresentação, mostrando a atuação do CoGC globalmente - são 110 parceiros internacionais em 39 países, beneficiando mais de 5 mil estudantes - estatísticas nas quais o Brasil agora ingressa por meio do IFCE.
A primeira fase do projeto envolve uma abordagem de métodos mistos, combinando estudos quantitativos e qualitativos, para identificar melhor as demandas relacionadas a ações de combate à violência de gênero.

Dowglas Lima - Comunicação Social - Reitoria