Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Jogos Eletrônicos do IFCE movimentam mais de 30 campi

Competição inédita acontece de forma remota em três etapas; inscrição para o estadual está aberta

Publicada em 15/06/2021 Atualizada há 2 meses

Com a participação de aproximadamente 100 estudantes na fase inicial, o IFCE promove a primeira edição dos Jogos Eletrônicos do Instituto Federal do Ceará (E-JIFCE). A competição, que já começou com participação dos alunos de forma remota, ocorre em três etapas - campus (até 27 de junho), estadual (julho) e nacional (setembro) - e nas seguintes modalidades: League of Legends (LOL), Free Fire e o Xadrez Arena. Regulamentos, entre outras informações, podem ser consultados na página do evento.

Na fase campus, já iniciada, mas com inscrições em andamento a depender do calendário das unidades, os campi irão elaborar e executar os jogos internos do E-JIFCE, com a equipe vencedora devendo representar o campus na etapa estadual. Nesta, que ocorrerá de 6 a 11 de julho, a estimativa é de que os 33 campi do IFCE tenham times participando. Para a nacional, de 13 a 17 de setembro, o Ceará planeja ter uma equipe do League of Legends, uma de Free Fire e duas do Xadrez Arena.

Somente os professores/responsáveis terão autorização para operar o Sistema JIF e efetuar as inscrições de seus respectivos estudantes-atletas de sua instituição na fase estadual dos jogos E-JIFCE 2021 - as inscrições estão abertas e seguem até 27 de junho de 2021. Já a homologação das inscrições está prevista para 29 de junho. A reunião para sorteio de distribuição nos grupos está marcada para o dia 2 de julho de 2021 (sexta-feira), às 15h (horário de Brasília).

Para o professor Tony do Carmo, chefe do Departamento de Educação Física e Esporte (Defe) do IFCE, setor responsável pelo planejamento e organização dos jogos, a competição surge, nesse momento de distanciamento social, para contribuir na promoção da saúde mental dos estudantes. E também, lembra o docente, para oportunizar a vivência do esporte eletrônico, tema bastante atual na atual conjuntura. “Lembrando q esses jogos continuam favorecendo a busca da colaboração, cooperação, valores morais e sociais”, destaca.

Luís Carlos de Freitas - Reitoria