Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

JIFs 2018 chegam ao fim com êxito de organização

Evento reuniu 1035 estudantes atletas oriundos de 34 institutos federais

Publicada em 22/10/2018 Atualizada há 2 meses, 1 semana

Chegam ao fim os Jogos dos Institutos Federais 2018. Foram seis dias, 16 e 21 de outubro, de muita disputa nas quadras, campos, piscinas, arenas que compõem a estrutura de 85 mil m² do Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO). O evento reuniu 1035 estudantes atletas oriundos de 34 institutos federais das cinco regiões do Brasil. Para que os Jogos ocorressem no mais alto nível, cerca de 300 colaboradores atuaram na organização técnica e administrativa.

A etapa nacional deste ano também foi marcada por ações de inclusão social, com destaque para dois fatos inéditos na história dos Jogos: a participação de atletas com deficiências e da primeira atleta transgênero. O evento foi além das disputas por medalhas. As delegações puderam participar de passeios turísticos, culturais e momentos de descontração e lazer. Outros fatos relevantes foram a cobertura de comunicação e a movimentação econômica em Fortaleza, decorrentes dos Jogos.

Competição

Quase 300 medalhas e troféus estavam sob disputa em 11 modalidades esportivas: atletismo, basquete, futebol, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez. 31 entidades conquistaram pelo menos uma medalha. No quadro geral, o Colégio Pedro II (RJ) foi a instituição que mais ganhou ouro, 21 no total, com destaque para as 18 conquistas na natação, de 26 medalhas douradas na modalidade. Já o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) totalizou o maior número de medalhas: 34 ao todo, sendo 8 de ouro, 11 de prata e 15 de bronze.

O anfitrião do evento, o Instituto Federal do Ceará, subiu uma vez no lugar mais alto do pódio. Foi na natação, com a atleta Hévila Sales da Silva, que ganhou ouro na prova dos 50 metros peito. No futsal, feminino e masculino, o IFCE conquistou a prata na disputa final. Ao todo, o IFCE terminou com 13 medalhas totais (1 ouro, 2 pratas e 10 bronzes).

Outra curiosidade da edição 2018 dos JIFs foi a quebra de recordes. Na natação, de 24 provas, 16 tiveram novas marcas estabelecidas para os Jogos Nacionais. O atletismo também registrou novos recordes em 13 provas de 30 totais.

Próximos JIFs Nacionais

Fortaleza já deixa saudades nas delegações que disputaram a Etapa Nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs). Em 2019, a competição será realizada no Espírito Santo, mais especificamente em Guarapari, a 45 quilômetros da capital Vitória. Os JIFs de 2019 serão especiais porque marcam a décima edição do evento.