Instituto Politécnico de Bragança amplia parceria com o IFCE
Atualmente o IPB é o maior parceiro do IFCE no programa de intercâmbio
Publicada em 07/11/2018 ― Atualizada há 2 meses, 1 semana

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) recebeu, nesta terça-feira (6), na Reitoria, a visita dos professores Luís Manuel Santos Pais e Albano Agostinho Gomes Alves, vice-presidentes do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal. Na oportunidade, eles foram recepcionados pelo reitor do IFCE, Virgílio Araripe, pró-reitores e chefes de departamento.
Na reunião, os visitantes puderam conhecer mais sobre o IFCE, como funciona o programa de intercâmbio, os programas de pós-graduação e o Polo de Inovação. Os convidados, por sua vez, apresentaram o IPB para os presentes e externaram o desejo de ampliar a parceira com o IFCE.
Atualmente, o IPB é o maior parceiro no programa IFCE Internacional, que oferece bolsas de estudo para alunos estudarem em outros países, no período de um semestre letivo. Segundo o assessor de Relações Internacionais, Gutenberg Albuquerque, dos jovens que vão estudar em Portugal, 85% têm como destino o Instituto Politécnico de Bragança.
Um dos pontos abordados na reunião foi a possibilidade da dupla diplomação para os alunos que participam do programa de intercâmbio. Para Gutenberg, a internacionalização não se restringe apenas à mobilidade emissiva e receptiva: “Vamos conversar sobre as perspectivas de uma dupla diplomação entre duas instituições de referência em seus respectivos países”, afirma.
No encontro, decidiu-se pela elaboração de um protocolo de cooperação técnico a ser assinado pelas duas instituições a fim de garantir a ampliação das parcerias já existentes, incluindo a graduação e a pós-graduação (mestrado e doutorado). Na proposta, haverá, também, trabalho conjunto entre os Polos de Inovação do IFCE e do IPB, bem como de dupla diplomação nos de pós-graduação stricto sensu, com reconhecimento no Brasil e na União Européia.
De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Wally Menezes, a interlocução entre os dois polos de Inovação garantirá que problemas de empresas portuguesas e brasileiras sejam analisados conjuntamente, com o objetivo de apresentar a melhor solução inovadora à demanda apresentada pela iniciativa privada, podendo inclusive como resultado gerar uma startup.
O reitor Virgílio Araripe, que conduziu a reunião, enfatizou que uma das políticas de atuação do IFCE é justamente a de promover a internacionalização nas área do ensino, pesquisa e extensão: "Essa parceria que envolve os polos de inovação é única na rede federal e possibilitará que avancemos mais em inovação científica a serviço da sociedade, agora com o apoio e conhecimento do IPB", destacou. De acordo com ele, estudar fora do País é uma experiência enriquecedora que se leva para a vida pessoal e, principalmente, à profissional.
Brenow Muniz (Estagiário de Jornalismo)
Fotos: Eugenio Pacelli