Enicit 2025
Inscrições para Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica estão abertas
Evento será realizado de forma multicampi, com programação organizada por regiões
Publicada por Andressa Sanches em 29/08/2025 ― Atualizada em 1 de Setembro de 2025 às 13:52
O Instituto Federal do Ceará (IFCE) deu início, nesta quinta-feira (28), ao período de inscrições para o Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica (Enicit) 2025. O evento, que acontece entre os dias 13 de outubro e 14 de novembro, é organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI) e reunirá estudantes e orientadores de todos os campi da instituição.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 14 de novembro de 2025, exclusivamente pela página oficial do evento: prpi.ifce.edu.br/enicit2025. Já a submissão de trabalhos deverá ser feita em formato de resumo simples, com até 600 palavras, diretamente no sistema, até o dia 15 de setembro.

Espaço de troca e divulgação científica
O Enicit é um evento obrigatório para estudantes bolsistas dos programas de Iniciação Científica e Tecnológica do IFCE (PIBIC, PIBIC AF, PIBIC Jr, PIBIC Jr AF, PIBITI e PICTV). Participam estudantes de cursos técnicos e de graduação, e seus respectivos orientadores, que apresentam pesquisas em diferentes áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes.
Em 2025, o encontro ocorrerá em formato presencial e multicampi, entre os dias 13 de outubro e 14 de novembro, com atividades distribuídas em sete regiões do estado, cada uma com campi responsáveis pela organização local.
- Região 1: Canindé, Caucaia, Fortaleza (sede) e Horizonte;
- Região 2: Maranguape (sede), Baturité, Guaramiranga e Maracanaú;
- Região 3: Itapipoca, Pecém, Paracuru e Umirim (sede);
- Região 4: Crateús, Boa Viagem e Tauá (sede);
- Região 5: Aracati, Jaguaruana, Limoeiro do Norte,Morada Nova, Quixadá (sede), Tabuleiro do Norte e Jaguaribe;
- Região 6: Acaraú, Camocim (sede), Sobral, Tianguá e Ubajara;
- Região 7: Acopiara, Crato, Cedro, Iguatu (sede), Juazeiro do Norte e Mombaça.
Neste ano, o encontro integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2025, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que tem como tema “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”.
A programação detalhada por campus será divulgada em breve na página oficial do evento.
- Palavras-chave:
- Enicit Iniciação científica Inovação Pesquisa