IFCE traça diagnóstico de estudantes em distanciamento social
Pesquisa trará subsídios para a construção de políticas institucionais
Publicada em 22/04/2020 ― Atualizada há 2 meses, 1 semana
Identificar, a partir de um diagnóstico, como os estudantes do IFCE têm vivenciado o período de distanciamento social e qual a percepção deles sobre como a pandemia de Covid-19 afeta suas vidas. Este é o objetivo principal da pesquisa, iniciativa do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), campus de Fortaleza, que trará, entre os benefícios, subsídios para a construção de políticas institucionais que viabilizem um maior acompanhamento dos alunos em casos semelhantes. O questionário começou a ser aplicado nesta terça, 21, e segue até 5 de maio.
“A pesquisa visa compreender as condições nas quais os estudantes se encontram no que se refere ao comportamento, rotina, utilização do tempo e recursos para a manutenção da saúde física e mental, bem como identificação e enfrentamento de situações de vulnerabilidade”, descreve Anna Erika Ferreira Lima, professora e coordenadora do Neabi – Fortaleza, que coordena o trabalho ao lado da docente Ana Cristina da Silva Morais, do IFCE Baturité. Além delas, Vanda Lúcia de Souza Borges e Sarah Mesquita Lima compõem a equipe responsável pelo diagnóstico.
Com a pesquisa, intitulada “A Percepção dos Estudantes do IFCE sobre o ‘Distanciamento Social’ em Período de Pandemia de Covid-19”, será possível propor estratégias de extensão e formação que viabilizem, a partir dos interesses indicados pelos estudantes; orientações sobre situações de vulnerabilidade social, alimentar, emocional e psicológica que os mesmos estejam enfrentando.
Os alunos com dúvidas sobre o preenchimento ou para quaisquer questionamentos podem entrar em contato pelo e-mail neabi.fortaleza@ifce.edu.br.
Luís Carlos de Freitas - Reitoria