Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Avaliação

IFCE tem 75% dos cursos de pós-graduação com notas de excelência

Doutorado em Ensino também obtém avaliação satisfatória da Capes

Publicada por Icaro Sousa em 16/01/2026 Atualizada em 17 de Janeiro de 2026 às 07:47

Estrutura dos cursos de pós-graduação é um dos pontos destacados (Foto: arquivo)
Estrutura dos cursos de pós-graduação é um dos pontos destacados (Foto: arquivo)

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) obteve excelentes resultados na avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) referente ao período de 2021 a 2025, publicada nesta semana. Onze programas de pós-graduação em nível de mestrado obtiveram notas maior ou iguais a 4, resultado considerado ótimo numa escala de avaliação que vai de 1 a 5.

O destaque foi o mestrado em Biologia do campus de Acaraú, avaliado com nota máxima. Por sua vez, obtiveram nota 4 os seguintes cursos:

Mestrado em Artes (Fortaleza)

Mestrado em Ensino de Ciência e Matemática (Fortaleza)

Mestrado em Ciências da Computação (Fortaleza)

Mestrado em Tecnologia e Gestão Ambiental (Fortaleza)

Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (Fortaleza)

Mestrado em Energia Renováveis (Maracanaú)

Mestrado em Educação Inclusiva (Paracuru)

Mestrado em Educação Física (Caucaia)

Mestrado em Ensino de Física (Sobral)

Mestrado em Letras (Tauá)

Esse resultado significa que 75% dos cursos de mestrado têm notas que os qualificam para a criação de doutorados nas respectivas áreas desses programas de pós-graduação. Além disso, 30% dos cursos nesse nível de formação ampliaram suas notas em relação à avaliação quadrienal anterior (2017-2021), como destaca a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFCE, Joélia Marques.

“A última avaliação da Capes reflete muito do investimento do IFCE na pós-graduação; não só em melhoria da nossa infraestrutura, mas também em todas as ações que a perpassam - a internacionalização, a qualificação do nosso corpo docente, a melhoria das nossas publicações acadêmicas e dos trabalhos dos nossos estudantes”, avalia a pró-reitora, que destaca também a importância da interiorização dos cursos desse nível de formação.

Doutorado avança

O doutorado em Ensino do campus de Fortaleza obteve nota 4 numa escala que vai de 1 a 7. A chefe do Departamento de Pós-graduação do IFCE, Maria do Socorro Braun, destaca que essa foi a primeira vez que o curso participou de uma avaliação quadrienal, portanto já obter uma nota satisfatória nesse contexto pode ser considerado positivo.

Outro curso que passou por sua primeira avaliação foi o mestrado em Meio Ambiente do campus de Juazeiro do Norte, também obtendo nota 3, o que atesta que os projetos encaminhados foram adequados à sustentabilidade e à permanência do curso criado.

Comunicação Social - reitoria

Palavras-chave:
doutorado mestrado pós-graduação

Notícias relacionadas