Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

IFCE recebe a visita do embaixador do Vietnã no Brasil

Do Ba Khoa participou de uma reunião de trabalho no IFCE Maracanaú; objetivo é construir parcerias entre os dois países

Publicada em 28/06/2019 Atualizada há 2 meses, 1 semana

Construir parcerias e iniciar o caminho de uma longa relação de amizade e cooperação. Esse foi o objetivo da visita do embaixador do Vietnã, Do Ba Khoa, ao campus do IFCE em Maracanaú, na região metropolitana de Fortaleza, na tarde desta quinta (27). O Embaixador estava acompanhado do adido civil, Pham Viet Hoang.

O representante do país asiático foi recepcionado pelo reitor Virgílio Araripe, pelo diretor-geral do campus, Júlio César da Costa Silva, pelo prefeito de Maracanaú José Firmo Camurça Neto, pelos deputados federais Roberto Pessoa e Júnior Mano, pela deputada estadual Fernanda Pessoa, pelo secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Educação Superior Inácio Arruda e por diversas outras autoridades e representantes da indústria e do comércio da região.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFCE, José Wally Mendonça Menezes, também participou do encontro. Do Ba Khoa conheceu as instalações do campus de Maracanaú e participou de uma reunião de trabalho, que teve a participação de membros da Associação Empresarial de Indústrias – Aedi, da FIEC e de entidades diversas.

Em sua fala, o reitor Virgílio Araripe deu as boas vindas ao embaixador, e colocou o IFCE à disposição como agente decisivo nas futuras parcerias entre Maracanaú e Vietnã. "Temos tudo para construir uma relação proveitosa e duradoura, e estou certo de que a base desse trabalho tem que ser a educação", destacou Araripe.

Ba Khoa destacou as similaridades entre o Brasil e o Vietnã - destacando a elevada média de crescimento do PIB do país do sudeste asiático, de 5,7% ao ano. "Os dois países tem consciência da importância da estabilidade e do equilíbrio. Nos últimos 30 anos, o Vietnã tem conseguido manter uma estabilidade política, o que permitiu atrair investidores internacionais e projetos importantes. Hoje, podemos dizer que não temos inimigos. Desejamos ser parceiros de todos os países no mundo, e o Brasil é um deles. Estamos no rumo certo", disse o embaixador.


Texto e fotos: Dowglas Lima - Reitoria