Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

CAPACITAÇÃO

IFCE realiza segundo módulo do I Seminário de Formação de Gestores

A formação é voltada para os novos dirigentes da instituição e aborda diversas áreas da administração pública

Publicada por Rebeca Oliveira em 31/03/2025 Atualizada há 2 dias, 20 horas

gestores-seminario-guaramiranga

Com o compromisso de fortalecer a atuação dos seus dirigentes e prezar por uma gestão pública eficiente e alinhada aos princípios da administração federal, o Instituto Federal do Ceará (IFCE) realiza o, entre os dias 1 e 4 de abril, o segundo módulo do I Seminário de Formação de Gestores, iniciativa coordenada pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP).

O seminário tem como público-alvo diretores-gerais dos campi, pró-reitores e diretores sistêmicos da Reitoria, e está sendo desenvolvido em três módulos formativos, com carga horária total de 200 horas.

A formação está estruturada em duas etapas principais: 100 horas de atividades presenciais, divididas em três módulos, que serão conduzidas por gestores do IFCE e da Rede Federal, e outras 100 horas em cursos de Educação a Distância (EaD), escolhidos e realizados pelos próprios gestores em escolas de Governo, como a ENAP e a Plafor-EDU. Ao final do processo, aqueles que comprovarem participação e conclusão das atividades que totalizem as 200 horas exigidas receberão certificação institucional.

O primeiro módulo do seminário, que já foi realizado no início do ano, contempla temas fundamentais para a gestão pública, como planejamento estratégico, gestão de pessoas, orçamento e infraestrutura, extensão, ensino, pesquisa, inovação e comunicação organizacional.

O segundo módulo, que será realizado entre os dias 01 e 04 de abril, é composto por temáticas estratégicas e transversais, permitindo que os gestores aprofundem seus conhecimentos em áreas específicas da gestão pública e institucional, cujos temas destacam-se a formação para as relações étnico-raciais, de gênero e gestão inclusiva; instâncias de governança, integridade e ética; enfrentamento ao assédio e prevenção a condutas incompatíveis com o serviço público; inteligência artificial e inovação aplicadas ao serviço público; e comunicação estratégica.

Já o terceiro módulo, com data ainda a ser definida, focará especificamente na formação dos gestores que atuarão como ordenadores de despesas, abordando temas ligados à legislação, responsabilidades, riscos e boas práticas na aplicação de recursos públicos.

Para Wally Menezes, reitor do IFCE, investir na formação de gestores é importante para garantir a prestação dos melhores serviços à sociedade. “Estamos investindo na formação dos nossos gestores porque acreditamos que uma gestão qualificada reflete diretamente na melhoria das ações desenvolvidas. Esse seminário representa um marco importante no fortalecimento institucional do IFCE, ao proporcionar um espaço de aprendizado, troca de experiências e alinhamento estratégico”, comentou.

Já para Marcel Ribeiro, pró-reitor de Gestão de Pessoas, a formação que o IFCE está realizando foi pensada para apoiar os gestores desde o primeiro momento de sua atuação. “São temas centrais e desafiadores da administração pública, com foco em uma gestão mais eficiente, transparente e comprometida com os valores da nossa instituição, ratificando o compromisso assumido pelo professor Wally em estimular a capacitação de servidores na instituição”, destacou.