IFCE realiza missão na Alemanha
A ideia foi observar projetos bem-sucedidos de integração entre a academia e a indústria
Publicada em 21/11/2016 ― Atualizada há 2 meses, 1 semana

Entre os dias 31 de outubro e 05 de novembro, o IFCE esteve na Alemanha, a fim de observar projetos bem-sucedidos de integração entre instituições de ensino e a indústria. A ação foi realizada em conjunto com o Instituto Federal do Maranhão, sendo o instituto cearense representado pela diretora do Polo de Inovação, Cristiane Borges.
Cristiane explica que, durante a visita, a missão conheceu os cursos ofertados pela Fundação Steinbeis, uma instituição vinculada à Universidade Steinbeis. Neles, alunos do MBA em Gestão de Negócios Internacionais atuam como bolsistas de grandes indústrias alemãs, como a AMG, Mercedes-Benz, a Bosch e a HEEL.
“Achamos a ação bastante interessante, com os alunos do MBA desenvolvendo projetos inovadores dentro das empresas e sendo supervisionados por um mentor. Além da companhia custear a mensalidade do curso do estudante, assume a bolsa que o mesmo receberá por vinte e quatro meses e ainda se responsabiliza pelas viagens internacionais obrigatórias no curso”, comenta Cristiane.
A diretora do Polo de Inovação conta ainda que há planos para estender esse projeto para o IFCE. “Não é algo para ser feito a curto prazo, mas a longo. Porém é bastante viável desenvolvermos parcerias para um programa parecido, iniciando-se no campus do Pecém e depois estendendo-se aos demais ”.
Ela ainda ressalta que os planos para o IFCE, através dos projetos captados pelo Polo de Inovação Fortaleza, são de que as parcerias atendam não apenas alunos de pós-graduação lato sensu (como ocorre no programa alemão), mas também dos níveis técnico, de graduação e pós-graduação strictu sensu.
Por Hugo Bispo - Reitoria