Ensino
IFCE realiza encontro presencial da Formação das Coordenadorias Técnico-Pedagógicas
Formação tem como objetivo fortalecer a atuação das coordenadorias pedagógicas dos campi
Publicada por Dowglas Sousa em 02/10/2025 ― Atualizada em 2 de Outubro de 2025 às 13:57

Nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, o Instituto Federal do Ceará (IFCE) promoveu, no Campus Fortaleza, o encontro presencial da Formação das Coordenadorias Técnico-Pedagógicas (CTPs). A iniciativa, organizada pelo Departamento Técnico-Pedagógico da Pró-Reitoria de Ensino (DTP/PROEN), composto por Armênia Chaves, Chefe de Setor, e Aline da Silva, Técnica em Assuntos Educacionais, marcou o início da capacitação em serviço com carga horária total de 100 horas, desenvolvida de forma mesclada, com momentos presenciais, atividades virtuais e estudos individuais e coletivos a distância.
O evento contou com as boas-vindas da Pró-Reitora de Ensino, Cristiane Borges, que destacou a importância da formação para o fortalecimento das coordenadorias pedagógicas e seu papel estratégico no assessoramento à gestão máxima de ensino nos campi.

A formação tem como objetivo fortalecer a atuação das coordenadorias pedagógicas dos campi do IFCE, oportunizando palestras, discussões, momentos de reflexão e trocas de experiências para o aprimoramento dos conhecimentos em fundamentos legais, institucionais e pedagógicos.

Durante a formação foram trabalhados assuntos diversos relacionados à gestão escolar, políticas educacionais e prática pedagógica, incluindo inclusão, diversidade, inovação tecnológica na educação e análise dos indicadores e dados educacionais do IFCE, dentre outros. O curso está estruturado em eixos como Legislação Educacional; Currículo, Didática e Aprendizagem; Diversidade e Inclusão; Ética na Educação; Tecnologia e Inovação; Mediação de Conflitos e Práticas Restaurativas no Espaço Escolar.
No encontro presencial, foram discutidos temas centrais para a gestão pedagógica e o planejamento institucional. A programação incluiu:
- Apresentação da metodologia da formação – Armênia Chaves
- Palestra “Indicadores em Foco: O uso estratégico dos dados no planejamento institucional e pedagógico” – Deivison Almada, Coordenador de Informações Institucionais
- Plataforma Em Números no contexto da Política de Permanência e Êxito Discente no IFCE – Armênia Chaves
- Rede de Acesso, Permanência e Êxito (APE) – Aline Silva
- Regulamento das Atribuições das Coordenadorias Técnico-Pedagógicas – Comissão responsável pela condução dos trabalhos.
No segundo dia, os participantes realizaram a atividade de trabalho em grupo, incluindo a sistematização das discussões e apresentação na plenária, com a participação de Hobson Cruz, assessor da Pró-reitoria de Ensino.

Por fim, houve a apresentação do Regulamento Atribuições da Coordenadorias Técnico-Pedagógica devidamente atualizado pelas Coordenadorias Técnico-Pedagógica sob a condução da Comissão composta por: Armênia Chaves, Bruno Fernandes, Camila Matos, Iveline de Souza, Katiana Macêdo (Presidente), Rosilea Agostinha, Luiza Miranda.
A Coordenadoria Técnico-Pedagógica (CTP) do IFCE, vinculada à gestão de ensino do campus, desempenha papel estratégico na organização, orientação e suporte às práticas pedagógicas. Seu trabalho se fundamenta nos princípios legais da educação brasileira, nos documentos institucionais e nos pressupostos teóricos da área, visando o planejamento, acompanhamento e avaliação do processo de ensino-aprendizagem. A formação, que ora se inicia, constitui um espaço de estudo, troca de experiências e reflexão, contribuindo para o fortalecimento das ações educacionais nos campi, para a permanência estudantil e para a formação integral do(a) estudante.