Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

MAIS MEDALHAS

IFCE mantém alta de premiações em olimpíadas do conhecimento

Números de 2024 englobam olimpíadas estaduais, regionais, nacionais e internacionais

Publicada por Luis Freitas em 12/05/2025 Atualizada há 1 semana

Todos os anos, o Instituto Federal do Ceará (IFCE) realiza um balanço das premiações e participações de seus alunos em olimpíadas do conhecimento e, a cada avaliação dos resultados, os números ratificam a evolução do trabalho da instituição nesta área. Na última edição do Encontro dos Comitês Olímpicos Institucionais, realizado dias 24 e 25 de abril, em Fortaleza, foi apresentado um comparativo entre 2022 e 2024.

Neste período, o número de medalhas conquistadas por alunos do IFCE em olimpíadas do conhecimento – englobando estaduais, regionais, nacionais e internacionais - teve alta expressiva de 52%, enquanto o de estudantes premiados cresceu 25%. Os dados são indicativos de que as ações da Coordenadoria Geral de Olimpíadas do Conhecimento do IFCE estão no caminho certo, fortalecendo o ensino de modo macro e, no paralelo, preparando jovens para futuros desafos, seja no meio acadêmico ou profissional.

“Nos dois últimos anos, temos obtido destaque em importantes olimpíadas do conhecimento, abrangendo várias áreas, como física, informática, matemática, robótica; e além das olimpíadas assim denominadas, existem algumas feiras e mostras, especialmente em nível nacional, com competições na programação, das quais também participamos”, descreve Zilfran Varela, coordenador geral de Olimpíadas do Conhecimento do IFCE.

O crescimento ano a ano tem sido notado. Se comparados os números de 2023 e 2024, apenas, o salto foi de 41% em quantidade de medalhas e de 23% alunos premiados. Os dados dos comparativos mencionados consideram apenas medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas, sem contar com prêmios de trabalhos nacionais, estaduais, internacionais e Jovem Cientista.

“Entendo que o aumento do número de medalhas está ligado também ao número de participações; a principal base é que temos excelentes alunos, excelentes professores, e temos no IFCE uma estrutura fantástica, de laboratórios por exemplo, que dão o suporte para que os estudantes, na hora em que se engajam nas olimpíadas, tenham bons resultados”, avalia o coordenador.

Para além disso, acrescenta Zilfran Varela, existem três eixos fundamentais que são decisivos para esses números: a criação da Coordenadoria Geral de Olimpíadas do Conhecimento, juntamente com os comitês olímpicos institucionais, possibilitando mais organização e articulação nos campi; a inclusão dessa preparação na carga horária docente; e o apoio da gestão do próprio IFCE através de editais de fluxo contínuo, permitindo que os alunos possam participar de etapas presenciais e premiações.

Evolução nos últimos anos

2022

418 medalhas - 287 estudantes premiados

2023

450 medalhas - 293 estudantes premiados

2024

637 medalhas - 361 estudantes premiados

Luís Carlos de Freitas - Reitoria