Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Premiação

IFCE lança edital do II Prêmio de Extensão Anna Érika

Haverá premiação em cinco categorias; inscrições estão abertas e seguem até 10 de julho

Publicada por Dowglas Sousa em 25/06/2025 Atualizada há 1 semana, 1 dia

O IFCE lançou o edital do II Prêmio de Extensão Anna Érika Ferreira Lima Meireles, que visa premiar pessoas que desenvolvem ou desenvolveram ações no âmbito da extensão, no intuito de fortalecer e visibilizar as ações extensionistas ocorrentes na instituição, em parceria com as comunidades do seu entorno, através de projetos que valorizam as trocas de saberes e o compartilhamento de experiências.

São, ao todo, cinco categorias:

1) servidores docentes e técnico-administrativos ativos;

2) servidores aposentados;

3) estudantes regularmente matriculados;

4) comunidade de saberes extensionistas (comunidade externa);

5) extensionistas in memoriam.

Para a inscrição, é necessário preencher o formulário disponibilizado em https://forms.gle/AA2cn9ix5GiJs7DQ8 e anexar os documentos exigidos no subitem 4.2. do edital, no período de 11 de junho a 10 de julho de 2025.

A seleção será baseada em avaliação da contribuição dos candidatos a partir da quantidade e qualidade das ações extensionistas, exceto na categoria “extensionistas in memoriam”, que contará, caso haja mais de uma candidatura, com votação virtual a ser realizada no perfil do Instagram da Pró-Reitoria de Extensão – Proext, em período a ser divulgado posteriormente.

O resultado final está previsto para 1º de agosto, e a premiação para 25 de agosto, devendo os primeiros lugares receber a escultura da professora Anna Érika, além de um certificado, e os segundos e terceiros lugares, certificação de menção honrosa.

Sobre a homenageada

Anna Erika Ferreira Lima Meireles (1984-2022) era doutora em Geografia, mestra pelo Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente, bem como licenciada e bacharela em Geografia, todos os títulos pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi defensora incansável dos povos indígenas, da luta antirracista, dos direitos ambientais e tantos outros. Desenvolvia pesquisas na área de Geografia Humana, Relações Étnico-Raciais, Povos Indígenas, Comunidades Tradicionais e Soberania Alimentar.

Foi professora do IFCE, ligada ao Departamento de Hospitalidade, Turismo e Lazer, fundadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas, coordenadora do Neabi do campus Fortaleza, chefe do Departamento de Extensão Social e Cultural da Proext, coordenadora do Programa de Doutorado Interinstitucional em Geografia (UFC-IFCE), professora permanente do Programa Associado em Ensino e Formação Docente (Unilab-IFCE) e líder do Grupo Unificado de Estudos Turísticos e de Hospitalidade.

Acesse aqui o edital do II Prêmio de Extensão Anna Érika Ferreira Lima Meireles.

Texto: Caroline Brito - Jornalista - Campus Tianguá