Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

IFCE conclui Cartografia dos Neabis e Napnes - 2021

Documento traça diagnóstico e baliza ações das respectivas pautas

Publicada em 06/08/2021 Atualizada há 2 meses

Com debates e ações sobre acessibilidade praticados há mais de 15 anos, o IFCE acaba de lançar mais um instrumento que reforça o compromisso da instituição com essa pauta: a Cartografia dos Neabis e Napnes do IFCE - 2021. O documento, com gráficos, contatos, ilustrações, rico em informação, foi elaborado de forma democrática, com coordenação da Pró-reitoria de Extensão (Proext) e participação de servidores por meio de formulários, entre março e maio deste ano, apontando um diagnóstico atual desses núcleos.

Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) e Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) são grupos formados por servidores do IFCE dedicados a pensar e executar ações que promovam desde discussões a melhorias concretas em prol dessas pautas. Atualmente, o instituto possui 27 Napnes e 27 Neabis em pleno funcionamento, assegurando expressiva atenção às referidas questões.

A cartografia, em seu processo de elaboração, além de apresentar um histórico de evolução dessas pautas dentro do IFCE, buscou identificar a real e atual situação dos núcleos no que se refere ao funcionamento, perfil de seus gestores, infraestrutura. Também focou, com base nas respostas obtidas por meio dos formulários, em apontar melhores períodos, frequência, dias e turnos para realização de reuniões.

Nesse contexto, a cartografia apresenta resultados e encaminhamentos fundamentados na tabulação das respostas, necessários para o transcurso das ações da Proext, especificamente da Coordenadoria de Acessibilidade e Diversidade Étnico-Racial (CAD), junto aos núcleos. Dentre estas ações, constam reuniões ordinárias, reuniões técnicas, assessorias, eventos e diálogos sobre funcionamento, formações, projetos e atividades relacionadas às pautas, fundamentais para existência e resistência destes espaços.

“Nosso principal objetivo é que nós, enquanto instituição que tem Neabis e Napnes, conheçamos mais quantos e quais são os núcleos e, ao mesmo tempo, que eles mesmos se conheçam em pontos quanto aos seus perfis, suas distribuições espaciais, dentre outras especificidades que a cartografia traz; e a meta é elaborar cartografias em outras áreas de atuação da extensão também”, destacou a Pró-reitora de Extensão do IFCE, Ana Cláudia Uchôa.

Luís Carlos de Freitas - Reitoria