Lançada capacitação em propriedade intelectual
Turma básica acontece em três cidades e é aberta para a comunidade
Publicada em 28/01/2019 ― Atualizada há 2 meses, 1 semana
O Instituto Federal do Ceará (IFCE) realiza, em fevereiro, de forma gratuita e com vagas abertas à comunidade, capacitações em propriedade intelectual. Além deste, serão abordados temas como inovação, patentes, registro de marcas e de software, proteção de inovações, busca de anterioridade, redação de patentes, dentre outros. As inscrições estão abertas por meio dos formulários abaixo. São três turmas básicas, destinadas a pesquisadores, estudantes e demais interessados - servidores ou não do instituto; e uma avançada, apenas para professores e técnicos administrativos da instituição.
O módulo básico será ministrado em um dia, em três cidades diferentes, sempre nos campi do IFCE: Sobral (18/02), Juazeiro do Norte (19/02) e Fortaleza (20/02), tratando do uso estratégico de patentes para projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). O número de vagas está condicionado à capacidade dos auditórios dos referidos campi, portanto, é importante assegurar logo a inscrição. Levar a capacitação ao interior segue o plano de interiorização da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPI) do IFCE, idealizadora da iniciativa.
Já a turma avançada, restrita a servidores, limitada a 40 vagas, acontece em 21 e 22 de fevereiro em Guaramiranga. “A inovação é uma temática recorrente e urgente para instituições que desenvolvem ciência e tecnologia; a pesquisa do IFCE tem caminhado nessa tendência de gerar produto de valor para o mercado. Dentro desse ‘guarda-chuva’ que é a inovação, temos a propriedade intelectual, que é uma forma de proteger as invenções”, comenta Amanda Conrado, coordenadora de Inovação do IFCE.
Ela conta que o IFCE, por meio da PRPI, está atuando nesse sentido, capacitando pessoas com maior consciência sobre a importância da proteção intelectual e de como se redige uma patente. “Queremos mostrar que não é tão difícil assim; nossa meta é mostrar como a patente é estratégica para um projeto de inovação e como proteger essa ideia”, destaca a coordenadora.
Informações sobre as inscrições nos formulários:
Básico
Avançado
Luís Carlos de Freitas – Reitoria