IFCE Internacional é destaque no boletim “Dispatch”
Publicação faz parte do informativo eletrônico do WFCP
Publicada em 24/06/2020 ― Atualizada há 2 meses, 1 semana
O Instituto Federal do Ceará (IFCE) acaba de publicar um artigo no boletim eletrônico de notícias da Federação Mundial de Colleges e Politécnicas (WFCP), o Dispatch, abordando o caso exitoso do programa IFCE Internacional, gerenciado pela Assessoria de Relações Internacionais da instituição.
A publicação foi resultado de um convite feito pela WFCP para o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) com o intuito de divulgar boas práticas realizadas pelas instituições da rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do País.
“Veio a requisição da WFCP ao Conif, que contatou todas as assessorias de Relações Internacionais da rede para contribuir com a publicação. Há diversas instituições da rede com artigos publicados. O nosso instituto está entre elas”, diz o assessor de Relações Internacionais do IFCE (Arinter), Gutenberg Albuquerque Filho, responsável pelo conteúdo.
O IFCE é membro da WFCP desde meados do ano de 2010, tendo participado de todos os eventos realizados pela Federação desde então. As conferências bienais já foram sediadas na Inglaterra (2010), no Canadá (2012), na China (2014), no Brasil (2016) e na Austrália (2018). No Brasil, o evento compôs a programação do encontro Reditec.
A WFCP é uma rede internacional que congrega instituições e associações nacionais e regionais que atuam com educação profissional vocacional pelo mundo. A Rede Federal de EPT, da qual o IFCE faz parte, é membro por meio do Conif.
“A importância dessa divulgação é que estamos sendo notícia pelo mundo. Ao fazermos parte dessa federação, nosso instituto fica em evidência. O Brasil tem ocupado espaço muito importante, ativo e participativo na WFCP, já tendo inclusive trazido uma conferência para o País”, ressalta Gutenberg.
O artigo
Dentro do espaço direcionado para o artigo no Dispatch, a equipe da Arinter demonstrou a origem e a atuação do programa IFCE Internacional. Em especial, retratando a missão de oportunizar e internacionalizar estudantes destacados por meio do mérito acadêmico, sendo selecionados também pelo perfil econômico.
“O grande diferencial desse programa é que estamos internacionalizando o interior do Estado e interiorizando as relações internacionais. Foram oito editais lançados, desde 2012, contemplando 135 alunos enviados ao exterior por meio do IFCE Internacional, servindo de modelo para diversas outras instituições da rede”, diz Gutenberg.
Para acessar o conteúdo do artigo "IFCE International Program: Transforming students into global citizens since 2012", basta clicar aqui.
Deborah Sampaio – Reitoria