Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

IFCE inicia discussões sobre o programa Future-se

Consulta sobre adesão se dará após aprovação do programa no Congresso

Publicada em 15/08/2019 Atualizada em 11 de Fevereiro de 2025 às 13:41

O Instituto Federal do Ceará está iniciando, junto à sua comunidade acadêmica, as discussões internas para analisar a adesão ou não ao programa “Future-se”, apresentado pelo Ministério da Educação em julho, que prevê mudanças na estrutura administrativa, no financiamento e na gestão orçamentária das instituições federais de ensino superior..

As discussões tiveram início na última sexta-feira, 9 de agosto, durante reunião do Colégio de Dirigentes, quando o reitor do IFCE, professor Virgílio Araripe apresentou aos diretores-gerais as informações repassadas pelo MEC, bem como as discussões ocorridas em reunião extraordinária do Conif para tratar do tema.

Imagem sem título
Após essa reunião, ficou acertado que os diretores-gerais iniciariam as discussões iniciais nos vários campi do IFCE, o que já está ocorrendo em vários deles, como, por exemplo, o debate ocorrido no campus Umirim na terça-feira (13).

De acordo com o reitor Virgílio Araripe, essas discussões são iniciais, pois o prazo até 29 de agosto é para sugestões ao programa, que ainda será encaminhado ao Congresso Nacional para possível aprovação. “A discussão do programa já está acontecendo no âmbito da nossa instituição, mas após a aprovação no Congresso é que vamos fazer uma consulta oficial interna, aos três segmentos, para ouvir a comunidade e, posteriormente, levar ao Consup para decisão final sobre a adesão ou não do IFCE”, esclareceu.

As análises iniciais sobre o programa Future-se ainda deixam muitas dúvidas sobre o funcionamento do programa, tanto que reitores de três instituições federais de ensino manifestaram suas preocupações em nota, que pode ser lida na íntegra clicando AQUI.