IFCE homenageia ex-dirigentes, aposentados e egressos
A Medalha do Mérito Educacional é uma forma de agradecimento aos serviços prestados à instituição
Publicada em 30/10/2017 ― Atualizada em 11 de Fevereiro de 2025 às 13:38

O Instituto Federal do Ceará promoveu um evento múltiplo, na noite desta segunda-feira (30): homenageou servidores e egressos com a Medalha de Mérito Educacional Dr. Raimundo César Gadelha de Alencar Araripe, concedeu preito de reconhecimento a 70 servidores recém-aposentados e ainda denominou a praça da Reitoria, que passa a se chamar Carlos Câmara, em homenagem ao dramaturgo cearense e diretor da então Escola de Aprendizes Artífices, no período de 1913 a 1939.
Um dos homenageados com a medalha do Mérito Educacional foi o egresso do campus de Limoeiro do Norte, Helysson Lucas Bezerra Braz. Para ele, a medalha coroa sua trajetória de estudante do IFCE: “A minha vida de estudante do curso técnico em Meio Ambiente foi marcada por participações de grande êxito em eventos internacionais e nacionais, como feiras e congressos, onde eu pude representar o IFCE de maneira incrível, e consegui muitos prêmios.”
Para a professora Maria Eliani Holanda Coelho, a alegria de receber a medalha era “incalculável”. “É o reconhecimento dos 26 anos de docência que passei no campus Iguatu, me dedicando ao projeto Enactus, e a medalha abre alas para o meu trabalho como diretora do campus de Acopiara e me marca porque eu já estou próxima da aposentadoria”, emocionou-se.
Tambémforam homenageados com a Medalha do Mérito Educacional a servidora técnico-administrativa Maria do Socorro Gentil do Vale, e o secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda, egresso da então Escola Técnica Federal do Ceará. Segundo ele, diante do cenário nacional, “essa comenda dá mais responsabilidades e mais obrigações no sentido de defender esta instituição como sendo símbolo do projeto de desenvolvimento do Brasil”.
Nesta primeira edição da entrega da medalha, os ex-dirigentes do IFCE também foram agraciados com a homenagem. Para o reitor do Instituto Federal do Ceará, Virgílio Araripe, “o amor à instituição não se aposenta". Por isso, o IFCE quer manter esses laços de amizade e colaboração com os aposentados, pois “essas pessoas não passaram pela instituição em vão, elas deixaram aqui um pouquinho de suas personalidades”, complementa o reitor.