IFCE e Finep podem desenvolver desafios tecnológicos
Ideia é envolver estudantes, profissionais e empresas na busca de soluções
Publicada em 08/04/2019 ― Atualizada há 2 meses, 1 semana
Descobrir e promover o desenvolvimento de soluções tecnológicas para problemas regionais e nacionais, em diferentes áreas, desde convivência com o semiárido a sistemas de cidades inteligentes. Este é o principal objetivo da proposta apresentada pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) na tarde da última sexta, 5, na Reitoria, para a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), agência pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. A ideia é, com apoio desta agência, criar desafios tecnológicos, com participação de equipes com estudantes, profissionais e empresas.
O projeto, que engloba inovação e empreendedorismo, visa, além de premiar as melhores soluções, torná-las um produto mínimo viável (MVP), realizando a “mentoria” dos processos, orientando os idealizadores a tornar o projeto apto e aproximando-os do mercado empresarial. Além das áreas já citadas, questões como segurança, saúde, economia criativa, energia, biodiversidade, pecuária, aquicultura, apicultura, entre outras, podem ser trabalhadas nos desafios não somente a alunos e servidores do IFCE. A proposta será analisada pela financiadora.
“São soluções de inovação aberta, com abordagem bem ampla, podendo ser uma tecnologia ou até mesmo um processo”, resume o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFCE, José Wally Mendonça, que apresentou a proposta ao gerente substituto do Departamento Regional Nordeste da Finep, Paulo José Resende. Participaram ainda da reunião Jorge Fredericson, coordenador de Projetos, Programas e Periódicos da PRPI; o contador Jefferson Vale, também da pró-reitoria; e o professor Jarbas Rocha, do campus de Caucaia.
Luís Carlos de Freitas - Reitoria