IFCE debate racismo institucional
Pró-reitoria de Extensão discute enfrentamento do racismo institucional no âmbito educacional
Publicada em 21/11/2018 ― Atualizada há 2 meses, 1 semana

O Instituto Federal do Ceará, por meio da Pró-reitoria de Extensão, vai realizar, na manhã do próximo dia 7 de dezembro de 2018, uma exposição dialogada sobre Racismo Institucional no âmbito educacional: como enfrentar? O evento começará às 8:00, com credenciamento e café da manhã no Espaço Gourmet, e prosseguirá com debate no auditório da Reitoria (Av. Jorge Dummar, 1703, bairro Jardim América).
As inscrições para esta segunda edição dos Diálogos étnico-raciais já estão abertas através do preenchimento do formulário. O objetivo do evento é ampliar o processo de formação de servidores e estudantes do IFCE, assim como da comunidade externa, em relação a temática dos Direitos Humanos.
Vão colaborar com o debate a professora Tatiana Paz Longo, doutoranda em Educação Brasileira (UFC) e pesquisadora de cibercultura x relações étnico-raciais; o estudante Francisco Romário de Sousa Holanda, membro do Neabi do campus Fortaleza e do Comitê da Marcha contra o Racismo; a assistente social Mayara Cély Paulo da Silva, mestre em Educação (UECE) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Exclusão Social (GEPPES) na UECE; além da pedagoga Ana Claudia Uchoa Araújo, doutora em Educação (UFC) com atuação em educação à distância e formação de professores.
O debate será mediado pela professora Valéria Correia Lourenço, que é mestre em Cartografia Social e Política da Amazônia pela Universidade Estadual do Maranhão e integrou o projeto "Apoio" ao protagonismo político das comunidades quilombolas do estado do Rio de Janeiro.
Conheça a campanha audiovisual IFCE contra o Racismo.
Cláudia Monteiro, jornalista da Reitoria do IFCE