IFCE debate o Plano de Permanência e Êxito
Objetivo é discutir, planejar e avaliar as ações realizadas para o sucesso dos estudantes
Publicada em 17/08/2018 ― Atualizada há 2 meses, 1 semana
O VIII Fórum Institucional de Ensino acontece de 27 a 29 de agosto no Hotel Escola do IFCE, localizado no campus de Guaramiranga. O evento tem como tema principal “Permanência e êxito: desafios e perspectivas para a educação profissional tecnológica do IFCE” e o objetivo de refletir sobre os desafios a serem superados no incentivo à permanência e êxito dos estudantes.
Criado para a autoavaliação institucional, o Fórum de Ensino acontece anualmente e se consolidou como um momento para se discutir, planejar e avaliar ações da gestão do ensino e do trabalho pedagógico, cujo propósito é assegurar o acesso, a permanência e o êxito dos estudantes. O público-alvo do evento são os diretores de ensino e os coordenadores dos cursos técnicos, de graduação e da área técnico-pedagógica.
Nesta edição, a programação se inicia na segunda-feira, 27, às 14h, com as boas-vindas do reitor Virgílio Araripe. Em seguida, às 14h20, acontece a palestra do professor Sidinei Sobrinho, que falará sobre o tema principal do Fórum.
O Plano de Permanência e Êxito do IFCE é um plano estratégico que tem como foco principal diminuir o índice de retenção escolar (quando o aluno não avança de série ou disciplina) e de evasão. “Se a gente conseguir aumentar o índice de conclusão e permanência de nossos estudantes, é um grande desafio que a gente vai conseguir superar e alcançar para o sucesso dos nossos alunos da instituição”, enfatiza a pedagoga Armênia Chaves, membro da comissão organizadora do Fórum.
A expectativa do Pró-reitor de Ensino do IFCE, Reuber Saraiva, é de que os servidores de todos os campi participem do evento. “Esperamos a participação dos coordenadores, da equipe pedagógica e dos professores de cursos técnicos e superiores, para fazermos um evento bem bonito e que possa ter frutos, levando de lá para os campi”. As inscrições já podem ser feitas por meio do site aqui.
Por Brenow Muniz, estagiário de jornalismo da Reitoria, sob supervisão de Cláudia Monteiro.