Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Comunicação Social

IFCE convida pesquisadores pretos e pardos para integrar Guia de Fontes Negras

Interessados em atuar como fontes para imprensa devem preencher formulário com dados e áreas de atuação

Publicada por Andressa Sanches em 29/10/2025 Atualizada em 29 de Outubro de 2025 às 16:40

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) promove um mapeamento dos(as) pesquisadores(as) negros(as) da instituição nas mais distintas áreas do conhecimento. O objetivo é dar visibilidade à produção científica e acadêmica destes profissionais por meio da criação de um Guia de Fontes Negras para a imprensa.

Um Guia de Fontes auxilia jornalistas a identificar especialistas de referência dentro da instituição, facilitando o contato dos veículos de comunicação que constantemente recorrem ao IFCE para produção de materiais informativos. Com a abordagem racial, o Guia de Fontes Negras também se torna uma ferramenta de promoção da representatividade e da diversidade na divulgação científica. A proposta é mostrar que esses profissionais estão disponíveis para entrevistas e colaborações com a imprensa em diversos temas, e não apenas em pautas relacionadas à questão racial.

Docentes, técnicos administrativos em educação (TAEs) e estudantes de graduação ou pós-graduação que se identificam como pretos ou pardos podem se cadastrar por meio deste formulário. No link, devem informar o campus de vinculação, áreas de expertise ou assuntos que podem falar à imprensa, endereço do Currículo Lattes e formas de contato.

O material, com os nomes e temas de pesquisa dos participantes, ficará disponível em novembro na página da Comunicação Social no portal do IFCE. As informações telefônicas informadas no formulário não serão divulgadas publicamente, sendo o contato com os(as) pesquisadores(as) intermediado pela equipe de Comunicação Social, conforme as preferências de cada participante.

A iniciativa do Guia de Fontes Negras do IFCE segue o exemplo do Banco de Fontes Negras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), criado em 2024. Contudo, o Instituto Federal do Ceará dispõe de um guia mais amplo, sem recorte étnico-racial, desde 2018.

Palavras-chave:
Comunicação Social Guia de Fontes

Notícias relacionadas