Evento internacional
IFCE convida para III Colóquio Luso-Brasileiro e II Seminário Ibero-Americano de Educação Inclusiva
Evento acontece em 9 de junho, no auditório do TRE, em Fortaleza
Publicada por Dowglas Sousa em 28/05/2025 ― Atualizada há 3 dias, 16 horas
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (através da Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância - CODED) e o Centro de Educação a Distância (CED) em Sobral, juntamente com o Mestrado de Educação Especial da Universidade Católica Portuguesa, a Universidade Rey Juan Carlos (através do Grupo de Pesquisa em Fundamentos da Educação e Responsabilidade Social Educacional), convidam educadores, pesquisadores, estudantes e profissionais das área da Educação para participar do III Colóquio Luso-Brasileiro e II Seminário Ibero-Americano de Educação Inclusiva e Intergeracionalidade, intitulado “A Educação Sensível e a Responsabilidade Social no Desenvolvimento de Sociedades Justas e Equitativas”, que será realizado no dia 09 de junho, das 08h Às 17h, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral, em Fortaleza, Ceará.
O evento terá a participação de professores de renomadas instituições cearenses e internacionais, e promete ser um marco de referência na discussão sobre a relevância e o impacto da Educação Sensível e da responsabilidade social em nossa sociedade contemporânea. Vivemos tempos em que a inclusão e a equidade se tornaram pilares fundamentais para a construção de um futuro mais justo. A educação não é apenas um direito, mas também uma responsabilidade coletiva. Neste sentido, o Colóquio busca promover um espaço de diálogo e reflexão sobre práticas educativas que considerem a diversidade e a singularidade de cada estudante, destacando a importância da empatia e da sensibilidade na construção de ambientes de aprendizagem inclusivos.
Ao reunir especialistas de diferentes países ibero-americanos, o Seminário se propõe a compartilhar experiências, trocar saberes e apresentar propostas inovadoras que podem contribuir para a transformação do cenário educacional. O objetivo é promover uma cultura de responsabilidade social que valorize a dignidade humana e fomente a justiça social.
O Colóquio Luso-Brasileiro de Educação Inclusiva e Intergeracionalidade (CIAEI) resulta das atividades científicas de professores pesquisadores e dos alunos brasileiros do Mestrado em Ciências da Educação-Educação Especial (MEE) e Mestrado em Gerontologia Social Aplicada (MGSA) da Universidade Católica Portuguesa, com o objetivo de estabelecer um diálogo entre os professores do Ensino Superior, Educação Básica; as Instituições e os pesquisadores empenhados nas Políticas Públicas no âmbito da Educação Especial e Intergeracionalidade.
No ano de 2025, O Evento conta com a Cooperação das Pró Reitorias de Extensão, de Ensino e de Pesquisa e Pós-Graduação, Assessoria de Relações Internacionais e das Diretorias dos campi do IFCE, designado em 14/04/2025 pela Organização das Nações Unidas através da Rede UNAI como vice-presidente Internacional do HUB ODS 1, que trata do importante tema da Erradicação da Pobreza, em conjunto com a Universidade de São Paulo/ESALQ (USP)/Brasil, que é presidente do HUB ODS 1, Zhejiang University (ZJU)/China que é vice-presidente em Pesquisa e Ahfad University for Women/Sudão, vice-presidente em Divulgação e Parcerias. A Rede UNAI, ou United Nations Academic Impact, é uma rede global de instituições de ensino superior que colaboram com as Nações Unidas para promover seus princípios e objetivos. A rede visa impulsionar ações em educação, pesquisa e extensão, com foco na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Chamada para Submissão de Trabalhos Acadêmico-Científicos
A Comissão Organizadora do III Colóquio Luso-Brasileiro e II Seminário Ibero-Americano de Educação Inclusiva e Intergeracionalidade torna pública a Chamada de Trabalhos Acadêmico-Científicos que farão parte dos Anais do respectivo Congresso com o objetivo de fomentar o intercâmbio de experiências, pesquisas e práticas relacionadas à temática da Educação Inclusiva, Intergeracionalidade, Educação Sensível e Responsabilidade Social. Os resumos serão publicados nas revistas ID On-line - Revista Multidisciplinar e de Psicologia, e na Amadeus International Multidiciplinary Journal, de acordo com os Eixos Temáticos indicados nas informações do Congresso.
O público-alvo é formado por pesquisadores(as), docentes, discentes de graduação e pós-graduação, profissionais da educação, movimentos sociais, técnicos e demais interessados nas áreas temáticas do evento.
Os trabalhos devem estar relacionados a um dos seguintes eixos:
- Educação Sensível:
Práticas pedagógicas que promovem a inclusão e a equidade.
O papel da afetividade e da empatia no processo educativo.
Desafios e oportunidades para a construção de ambientes sensíveis e acolhedores. - Educação Inclusiva:
Políticas públicas e práticas educacionais inclusivas.
A integração de alunos com diferentes necessidades e realidades sociais.
Tecnologia assistiva e inovação na educação inclusiva. - Intergeracionalidade e Educação:
Projetos intergeracionais no contexto educacional.
O impacto da troca de saberes entre diferentes faixas etárias.
Desafios e soluções para integrar diferentes gerações no processo educacional. - Responsabilidade Social na Educação:
O papel das instituições de ensino na formação de cidadãos críticos e responsáveis.
Parcerias e práticas sociais que envolvem a educação.
A responsabilidade das instituições educacionais no desenvolvimento de sociedades justas e equitativas.
Confira mais detalhes da programação e o link para inscrições no site do evento.