IFCE capacita colaboradores para produção de álcool 70%
Iniciativa tem à frente o Setor de Engenharia de Segurança do Trabalho
Publicada em 30/04/2020 ― Atualizada há 2 meses, 1 semana
O IFCE vai iniciar, nos próximos dias, no campus de Fortaleza, a produção de 2 mil litros de álcool líquido e em gel 70% por semana que serão destinados a instituições públicas e, para atender todas as normas de segurança, capacitou servidores e terceirizados que vão atuar diretamente na iniciativa. Os colaboradores capacitados estarão envolvidos no processo de produção, armazenamento e transporte do material.
O Setor de Engenharia de Segurança do Trabalho (Sest), do Departamento de Infraestrutura da Reitoria do IFCE, que está à frente da capacitação, também está elaborando um guia prático para orientar outros campi que possam produzir materiais para combater a Covid-19, antecipou Marcos André Damasceno, assessor especial de Infraestrutura do IFCE.
Cada colaborador que passou pela capacitação está apto para realizar os procedimentos básicos de prevenção e combate ao princípio de incêndio. Entre os pontos do conteúdo, classificação do incêndio, diferenças, propagação do calor, métodos de extinção, agentes extintores e manejo de materiais.
“Um dos pontos essenciais para o trabalho com produtos inflamáveis é está capacitado para atuar durante um possível princípio de incêndio de maneira a garantir a segurança dos servidores e terceirizados, e preservar o patrimônio da instituição”, avaliou Marcus Vinicius Macedo, engenheiro de Segurança do Trabalho, que atuou como facilitador na capacitação com o técnico Allyson Kley.
Luís Carlos de Freitas - Reitoria