IFCE assina acordo de intenções com Centro de Pesquisas Físicas
Objetivo do documento é promover o intercâmbio para desenvolvimento de projetos
Publicada em 24/05/2019 ― Atualizada em 11 de Fevereiro de 2025 às 13:39

Uma carta de intenção possibilitará o desenvolvimento de ações conjuntas entre o Instituto Federal do Ceará e o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), unidade de pesquisa integrante do Ministério da Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O reitor do IFCE, professor Virgílio Araripe, e o diretor do CBPF, pesquisador Ronald Cintra Shellard, assinaram o documento formalizando a parceria entre as instituições.
O objetivo da carta de intenções é promover o intercâmbio de docentes, pesquisadores, alunos e demais profissionais e técnicos necessários ao desenvolvimento de projetos e atividades; o intercâmbio de informações; treinamento específico referente a projetos a serem conduzidos em parceria; formação de pessoal especializado; e desenvolvimento de projetos em parceria no campo da ciência, tecnologia e inovação, com ênfase nas áreas de física, nanotecnologia, biotecnologia, bioengenharia dentre outras atividades correlatas.
O reitor Virgílio Araripe destacou que o IFCE já vem sendo reconhecido por sua pesquisa aplicada, pelo desenvolvimento de produtos e projetos inovadores e a integração com os centros de pesquisa de referência só irão somar na formação ofertada pela instituição. “Quanto mais nossos pesquisadores puderem experiências, intercambiar e trocar conhecimento, melhor para o desenvolvimento de seus trabalhos. Essa parceria só tem a gerar muitos frutos”, comentou.
Além destes, poderão ser identificadas novas atividades conjuntas para explorar outras oportunidades e necessidades, na área de pesquisa, desenvolvimento, inovação e difusão do conhecimento.
Também estiveram presentes durante a assinatura da carta de intenções, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFCE, professor Wally Menezes; o diretor-geral do campus de Maranguape, professor Robson Siqueira; o chefe do Departamento de Pós-graduação da PRPI, professor Fábio Alencar; o coordenador do curso de Licenciatura em Física do campus de Fortaleza, professor Mairton Romeu.