IFCE assina acordo de intenções com Centro de Pesquisas Físicas
Objetivo do documento é promover o intercâmbio para desenvolvimento de projetos
Publicada em 24/05/2019 ― Atualizada há 2 meses, 1 semana

Uma carta de intenção possibilitará o desenvolvimento de ações conjuntas entre o Instituto Federal do Ceará e o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), unidade de pesquisa integrante do Ministério da Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O reitor do IFCE, professor Virgílio Araripe, e o diretor do CBPF, pesquisador Ronald Cintra Shellard, assinaram o documento formalizando a parceria entre as instituições.
O objetivo da carta de intenções é promover o intercâmbio de docentes, pesquisadores, alunos e demais profissionais e técnicos necessários ao desenvolvimento de projetos e atividades; o intercâmbio de informações; treinamento específico referente a projetos a serem conduzidos em parceria; formação de pessoal especializado; e desenvolvimento de projetos em parceria no campo da ciência, tecnologia e inovação, com ênfase nas áreas de física, nanotecnologia, biotecnologia, bioengenharia dentre outras atividades correlatas.
O reitor Virgílio Araripe destacou que o IFCE já vem sendo reconhecido por sua pesquisa aplicada, pelo desenvolvimento de produtos e projetos inovadores e a integração com os centros de pesquisa de referência só irão somar na formação ofertada pela instituição. “Quanto mais nossos pesquisadores puderem experiências, intercambiar e trocar conhecimento, melhor para o desenvolvimento de seus trabalhos. Essa parceria só tem a gerar muitos frutos”, comentou.
Segundo Ronald Shellard essa aproximação do CBPF com uma instituição de formação mais técnica pode agregar muito. “O CBPF trabalha com ciência pura, mas acreditamos que esse intercâmbio desses jovens que estão tendo uma formação mais aplicada, que trabalham com inovação, pode ser extremamente importante. Essas experiências poderão fazer diferença quando eles forem atuar no setor produtivo”, avaliou.
Além destes, poderão ser identificadas novas atividades conjuntas para explorar outras oportunidades e necessidades, na área de pesquisa, desenvolvimento, inovação e difusão do conhecimento.
Também estiveram presentes durante a assinatura da carta de intenções, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFCE, professor Wally Menezes; o diretor-geral do campus de Maranguape, professor Robson Siqueira; o chefe do Departamento de Pós-graduação da PRPI, professor Fábio Alencar; o coordenador do curso de Licenciatura em Física do campus de Fortaleza, professor Mairton Romeu.