IFCE aprova e viabiliza 245 projetos de pesquisa em 2015
Engenharias e ciências agrárias foram as áreas com mais trabalhos
Publicada em 06/01/2016 ― Atualizada há 1 mês, 3 semanas
Mais de 70% dos projetos submetidos à Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPI) do IFCE, referentes aos editais Pibic, Pibic JR/EM e Pibiti, foram contemplados com bolsas em 2015. De um total de 343 análises, 245 tiveram a aprovação do benefício, que viabilizou o desenvolvimento dos respectivos trabalhos, atendendo a 19 dos 26 campi da instituição.
As engenharias (considerando suas quatro subáreas) e as ciências agrárias, de alimentos, de computação, seguidas pela Química, foram as áreas que mais tiveram projetos aprovados no IFCE. Fortaleza, Limoeiro do Norte, Sobral, Maracanaú e Aracati, nesta ordem, foram os campi com mais trabalhos contemplados pelos editais neste ano.
Ao todo, por titulação do pesquisador, foram beneficiados 142 projetos de doutorado, 94 de mestrado, 7 de especialização e 2 de graduação, com maior destaque para o edital Pibic, que somou 120 do montante de 245 trabalhos beneficiados. Deste total de bolsas, 116 foram concedidas com recursos do IFCE, 79 pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e 50 via Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).
Mais informações sobre áreas, campi e classificação dos projetos podem ser encontradas no site da PRPI, neste link.
Luís Carlos de Freitas - reitoria