IFCE abre 310 vagas em cursos técnicos gratuitos para 3 municípios
São 09 cursos, distribuídos entre Aracati, Acaraú e Juazeiro do Norte; inscrições até 29 de setembro
Publicada em 18/09/2017 ― Atualizada em 11 de Fevereiro de 2025 às 13:35
O Instituto Federal do Ceará (IFCE) divulgou edital abrindo nova seleção para cursos técnicos gratuitos com 310 vagas, contemplando Acarati, Acaraú e Juazeiro do Norte. Ao todo, são 09 cursos nas modalidades subsequente, concomitante e integrada. A seleção será feita com base em análise de histórico escolar dos candidatos.
As inscrições serão recebidas, de 18 a 29 de setembro, apenas pelo site. Vale ressaltar que, antes de fazer a inscrição, o interessado precisa ler com atenção todo o edital, a fim de não cometer erros quando da escolha do curso, local de oferta e horário de funcionamento. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 24 de outubro.
Em Acaraú, são oferecidas 175 vagas para pessoas que já concluíram o ensino médio. As opções são os cursos de Aquicultura; Construção Naval; Eventos; Pesca; e Restaurante e Bar - cada um com 35 vagas. Já em Aracati, as 100 vagas são destinadas a estudantes que estejam matriculados em qualquer série do ensino médio. A seleção é para os cursos de Aquicultura e Eventos, cada um com 30 vagas; e Informática, com 40 vagas. O último campus com inscrições abertas é Juazeiro do Norte, onde é ofertado o curso de Mecânica Industrial, com 35 vagas, para alunos maiores de 18 anos que já tenham concluído o ensino fundamental.
Depois de ler o edital e fazer a inscrição por meio do site http://qselecao.ifce.edu.br, o candidato precisa reunir a documentação pedida e ir pessoalmente ao campus de sua escolha para confirmar a inscrição – o último dia para a entrega de documentos é 04 de outubro. Do total de vagas ofertas, metade é destinada a alunos que estudaram em escolas públicas.
Técnicos integrados: pode se inscrever nessa forma de oferta o estudante que, no ato da matrícula, apresente comprovante de conclusão do ensino fundamental. São cursos técnicos, integrados ao ensino médio tradicional, planejados de modo a conduzir o aluno à habilitação profissional técnica de nível médio.
Técnicos subsequentes: pode se inscrever para essa forma de oferta o estudante que, no ato da matrícula, apresente comprovante de conclusão do ensino médio. São também cursos de formação técnica de nível médio, ofertados a quem já tenha concluído o ensino médio.
Cursos integrados (Proeja): podem se inscrever maiores de 18 anos que concluíram o ensino fundamental. O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) oferta cursos técnicos integrados ao ensino médio que tem como público-alvo jovens e adultos que não tiveram oportunidade de formação técnica.