Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

40 espécies

Ibama doa cerca de mil conchas para Campus Jaguaribe

Material pode ser utilizado em atividades de ensino, pesquisa e extensão

Publicada por Luis Freitas em 31/10/2025 Atualizada em 31 de Outubro de 2025 às 15:41

Fotos: Amanda Campos
Fotos: Amanda Campos

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) doou cerca de mil conchas de moluscos para o Instituto Federal do Ceará (IFCE), Campus Jaguaribe. O material foi parte de uma apreensão e, agora, vai servir para acervo em atividades de pesquisa, ensino e extensão, contribuindo para a formação de novos profissionais nas áreas ambiental e biológica.

A apreensão ocorreu neste mês em ação conjunta entre Ibama e Receita Federal. As conchas seriam enviadas ilegalmente para Roma, na Itália, a partir do Aeroporto de Fortaleza. O material não possuía a comprovação de origem exigida para comercialização e exportação legal, o que levou à retenção da carga e ao acionamento do Ibama.

Durante a análise técnica, fiscais constataram que as conchas pertenciam a mais de 40 espécies diferentes de moluscos das classes Gastropoda e Bivalvia, incluindo duas espécies ameaçadas de extinção, listadas na Portaria MMA nº 445/2014, que estabelece a lista oficial da fauna brasileira ameaçada.

“O material poderá ser utilizado para exposições, fins didáticos; a minha ideia é incluir futuramente num laboratório, e que isso possa virar um museu de histórias naturais, anexando às peças que já dispomos, como fósseis, várias espécies de animais, modelos tridimensionais impressos. Queremos que virem itens para atividades de ensino, pesquisa e extensão. Inclusive, em algumas conchas, conseguimos ver toda a série de crescimento do animal. Podemos usar em várias situações, como ações de educação ambiental de extensão, na sala de aula também”, comentou Felipe Augusto Monteiro, professor de Ciências Biológicas, IFCE Jaguaribe.

Luís Carlos de Freitas – Reitoria

(Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Ibama)