Guia traz dicas sobre saúde e bem-estar durante distanciamento
Material tem como autores professores de diferentes áreas do IFCE
Publicada em 24/04/2020 ― Atualizada há 2 meses, 1 semana

Seis professores do IFCE elaboraram o “Guia para bem-estar no período de distanciamento social: informações essenciais, dicas de saúde, estudos e lazer dentro de casa”. O material, disponível neste link para a comunidade, é uma iniciativa de docentes das áreas de Biologia, Farmácia, Geografia, Sociologia e Serviço Social, que, de forma independente e durante o período de “distanciamento social”, construiu um material didático pautado em pesquisas científicas e orientações de instituições como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde.
O guia, que tem reconhecimento de livro pela International Standard Book Number (ISBN), sistema internacional de identificação de obras, traz, entre o conteúdo das suas 28 páginas, informações sobre a doença, prevenção, higiene, esclarecimento sobre uso e eficácia de produtos, isolamento social, hábitos saudáveis, saúde física e mental. Estiveram à frente do trabalho os professores Anna Erika Ferreira Lima e Marcelo Oliveira Teles de Menezes (ambos de Fortaleza); Cícero Antônio Maia Cavalcante (Caucaia); Cynthia Studart Albuquerque (Iguatu); Marcelo Aguiar Távora (Itapipoca) e Robson Campanerut da Silva (Morada Nova).
“É um material de esclarecimento que conseguiu centralizar muita informação importante que fica dispersa, possibilitando uma leitura didática; acho que a gente conseguiu sintetizar muito bem isso, algumas ideias, reflexões, com o rigor científico”, resumiu o professor Robson Campanerut, um dos autores, que destacou o trabalho feito, em rede, pelos docentes de diferentes campi, superando a distância.
O diferencial do guia, frisa Robson, é que o trabalho, além de leitura, tem sugestão de vídeos, filmes, de rotinas que podem ser replicadas, indicação de sites, combate às notícias falsas, espaço de visitação virtual, entre outros conteúdos. “Além de um guia que pode ser impresso, ele é um guia que pode ser explorado pelo leitor de outras formas, seja ele pesquisador do tema ou uma pessoa que esteja entediada em casa e busca ‘passear’ pelos espaços virtuais, como museus”, acrescenta.
Luís Carlos de Freitas - Reitoria