Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Gestores foram escolhidos por alunos e servidores

Escolha democrática para Reitor e diretores-gerais é uma marca do IFCE

Publicada em 22/02/2017 Atualizada há 2 meses, 1 semana

A cerimônia de recondução do professor Virgílio Augusto Sales Araripe ao cargo de Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e a posse de 12 diretores-gerais ocorridas, nesta quarta-feira (22), são um exemplo do processo democrático de escolha dos gestores das instituições de ensino federais. Para a eleição, foram considerados os votos dos professores, técnicos administrativos e estudantes matriculados. Os nomes escolhidos têm pela frente um mandato de quatro anos.

Na avaliação da estudante do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do campus de Maracanaú e representante do corpo discente no Conselho Superior (Consup), Gélica de Melo Evangelista, a participação no processo de escolha dos gestores é fundamental. "O melhor processo para escolher o Reitor é por meio do voto", defende.

O processo de consulta da comunidade acadêmica para a escolha dos dirigentes do IFCE também foi enfatizado pelo secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, que compareceu à solenidade de recondução do professor Virgílio Augusto ao cargo de Reitor representando o governador Camilo Santana. "A reeleição do professor Virgílio é uma demonstração da comunidade acadêmica de reconhecimento do seu trabalho. Isso se deu pelo voto, que é uma escolha democrática".

NOVOS GESTORES
Entre os novos gestores escolhidos pelos alunos e servidores, está a professora Jânia Maria Augusta da Silva, nova diretora-geral do campus de Limoeiro do Norte. Servidora do IFCE desde janeiro de 2009, a docente participou da implantação do curso de Nutrição na unidade, atuando por quatro anos como coordenadora. Destacando a valorização dos servidores como uma das prioridades, a gestora diz que espera contar com o apoio da equipe para dar continuidade às atividades. "Eu recebo o campus com muito prazer, porque é uma instituição que amo trabalhar. Por acreditar nisso, foi que assumi esse desafio".

Ao contrário da professora Jânia, o professor Moisés Filho está deixando o cargo de diretor-geral do campus de Fortaleza, a maior unidade do IFCE. Com uma experiência de oito anos, o gestor enumerou uma série de melhorias implantadas com o objetivo de qualificar os serviços prestados pela instituição à comunidade, entre elas estão a entrega de dois blocos com 76 salas, o estacionamento com 100 vagas, a criação da diretoria de gestão de pessoas e o incremento de cerca de 1.000 novos alunos. "Torcermos para que o novo gestor faça uma gestão melhor do que a minha junto com toda a equipe dele", resumiu.

LEIA MAIS:

Cerimônia marca recondução de Virgílio Araripe ao cargo de Reitor