Estudante empossado no Conselho de Jovens Leitores d'O POVO
Para a terceira edição do Conselho foram empossados 46 jovens, integrantes de 43 entidades
Publicada em 04/04/2023 ― Atualizada há 1 mês, 3 semanas

O estudante de Engenharia da Computação do campus Fortaleza, Angel De Jesus Coello Chero, 25 anos, tomou posse na última sexta-feira, 31 de março, no Conselho de Jovens Leitores (CJL) do Grupo de Comunicação O POVO. A abertura das atividades da 3ª edição do CJL aconteceu em solenidade no Museu da Fotografia.
Ao todo foram empossados 46 jovens, com faixa etária entre 14 e 19 anos, que fazem parte de diversas instituições atuantes no Ceará, que vão desde o ramo empresarial aos movimentos sociais, raciais e ambientais. Foram selecionadas 43 organizações e cada uma convidou um integrante para fazer parte da equipe de conselheiros.
"Fui indicado pelo próprio reitor, professor Wally Menezes, pois faço parte da coordenação da Huawei ICT Academy - IFCE, representando os alunos que desejam se qualificar na área de TI por meio de certificações e capacitações. Além de desenvolver ações sociais tanto para publico interno ou externo da instituição. Algumas dessas ações impactam nas comunidades, alunos com baixos recursos que possam aproveitar os recursos que temos dentro da Academia Huawei", explica Angel.
Entre as atividades realizadas pelos membros do CJL estão as reuniões mensais, nas quais os jovens poderão sugerir pautas, avaliar os produtos do O POVO e levantar questões para serem debatidas pelo veículo. O objetivo é tornar o fazer jornalístico cada vez mais democrático e plural.
A coordenação do Conselho está a cargo do jornalista Cliff Villar, diretor corporativo do O POVO. Para ele, a pluralidade de ideias constrói pontes para o diálogo sobre relevantes temas atuais e para o pensamento crítico coletivo sobre a sociedade.
“A participação deles rejuvenesce a nossa visão. De certa forma, é uma confirmação do nosso DNA, a confirmação de que nós somos um veículo fundado por um poeta há 95 anos. Nosso grande desafio é continuarmos jovens sendo uma empresa tão longeva, é seguir inovando e mantendo a tradição de um jornal quase centenário. E o Conselho traz muito disso, um pensamento mais livre e crítico, ao mesmo tempo que são jovens com muito ímpeto de participar. Isso nos move”, analisa Cliff.
Cláudia Monteiro - jornalista da reitoria do IFCE, com informações do jornal O Povo