Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Estudantes de Itapipoca se destacam internacionalmente

Jovens foram motivados por Grupo de Estudos em Robótica Educacional, cujas atividades têm pouco mais de um ano

Publicada em 03/06/2019 Atualizada há 2 meses, 1 semana

Com pouco mais de um ano de atividades, o Grupo de Estudos em Robótica Educacional (Gere) do campus de Itapipoca já alcançou projeção nacional e internacional. As últimas conquistas aconteceram durante a Expo Nacional MILSET Brasil 2019, ocorrida em Fortaleza na semana passada.

Responsável pelo Gere e projetos apresentados, o professor Roberto Silva alegra-se com o reconhecimento do esforço dos jovens estudantes. "Nos últimos meses, trabalhamos dia e noite para finalizar esses projetos. Eles se dedicaram para além dos estudos no laboratório de Física. Venderam rifas e fizeram sorteios para arcar com os custos da viagem. E foram premiados", resume o docente.

Na primeira feira científica que participaram, os estudantes ganharam espaço no cenário científico nacional e internacional. Entre diversos projetos de vários estados e países, voltaram para casa com as malas carregadas de medalhas, muito aprendizado e credenciais para ganhar o mundo. Quatro projetos e oito jovens foram premiados:

No projeto "Clube de Ciências como Ferramenta Pedagógica no Ensino da Física", as estudantes Ana Beatriz da Costa Magalhães e Maria Kailane de Castro Araujo, do 3º semestre do curso técnico integrado em Mecânica, receberam credencial para a FEBRATEC - Feira Brasiliense de Tecnologia e Ciências, que acontecerá de 28 a 31 de agosto de 2019, em Brasília (DF).

Já no projeto "Veículo Explorador Articulado (VEXA)", Flávio Renan Barbosa Rodrigues, do 5° semestre do curso técnico integrado em Mecânica, e Gabriele dos Santos Sousa, do 3º semestre do curso técnico integrado em Mecânica, receberam credencial para FENECIT - Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia, que acontecerá em Recife (PE) no mês de outubro de 2019.

Os jovens Davi Herlesson de Sousa Barreto, do 7° semestre do curso técnico integrado em Edificações, e José Edísio Rodrigues Júnior, do 3° semestre do curso técnico integrado em Mecânica, também foram premiados pelo projeto "Robótica educacional de fácil execução (Refex)". Obtiveram o 3° lugar na categoria Ciências Exatas e da Terra sendo credenciados para a MILSET AMLAT 2020, que será realizado entre 2 e 6 de novembro de 2020, em Santa Rosa, Argentina.

E também o projeto "ROBOARD: uma ferramenta para a aprendizagem em Eletrodinâmica" resultou na conquista de Gustavo César Rodrigues Teles e Joel Inácio dos Santos, ambos do 5° semestre do curso técnico integrado em Mecânica, que ganharam o 2° lugar na categoria Ciências Exatas e da Terra, sendo credenciados para a Feira da Turquia - Oguzhan Ozkaya Education - Karademir Science Energy Engineering Fair (OKSEF), que será realizada em junho de 2020.

Na foto, vê-se em pé da esquerda para direita: Luana Samara Paulino Maia (orientadora do projeto VEXA e coorientadora do projeto REFEX), Gabriele dos Santos Sousa, Luíza Helena Holanda de Lima Silva (orientadora do Clube de Ciências e Coorientadora do Projeto ROBOARD), Francisco Roberto Oliveira da Silva (orientador do projeto REFEX e projeto ROBOARD e coorientador dos demais), Ana Beatriz da Costa Magalhães, Maria Kailane de Castro Araujo. Agachados da esquerda para direita: José Edísio Rodrigues Júnior, Davi Herlesson de Sousa Barreto, Joel Inácio dos Santos, Gustavo César Rodrigues Teles e Flávio Renan Barbosa Rodrigues. O professor Roberto Silva está de azul no centro da imagem.