Enfermagem do IFCE elabora Manual de Biossegurança
Documento estabelece e padroniza condutas na assistência à saúde
Publicada em 01/03/2021 ― Atualizada há 2 meses, 1 semana
O Instituto Federal do Ceará (IFCE) acaba de lançar e já colocar em prática seu Manual de Biossegurança, elaborado pelos profissionais de enfermagem que atuam na instituição. Ao todo, 19 deles, entre grupo de trabalho e colaboradores, construíram o documento que estabelece e padroniza condutas que fortalecem, como o nome da obra já diz, medidas de biossegurança nas práticas de assistência à saúde.
O documento, que funciona como um guia com informações bem práticas, linguagem didática e ilustrações, favorecendo a comunicação e o entendimento do padrão, foi publicado na forma digital. Traz pontos diversos, abordando questões como elementos essenciais para prevenção de transmissão de microrganismos pelas mãos, equipamentos de proteção, indicações da frequência da limpeza de acordo com a área e orientações sobre vacinação.
No IFCE, há dezenas de profissionais da enfermagem, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares, que atendem a toda a comunidade acadêmica nos 35 campi que compõem o instituto, em todas regiões do Estado. Nesse sentido, a partir da constatação da necessidade de normatização das ações, criou-se um grupo de trabalho a fim de contribuir com o processo de controle de infecções e minimização de riscos à saúde na instituição.
O manual, enquanto instrumento de atualização e aperfeiçoamento, além de difundir informações de biossegurança entre a categoria profissional, objetiva proporcionar a integração das múltiplas equipes de enfermagem do IFCE, por meio do estabelecimento e execução de rotinas padronizadas que garantam o desempenho de suas funções com segurança e eficácia.
Luís Carlos de Freitas - Reitoria