Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Emoção marca a posse de novos servidores efetivos

Fortalecimento do quadro de pessoal oferece suporte à consolidação dos campi e abertura de novos cursos

Publicada em 29/01/2018 Atualizada há 2 meses, 1 semana

solenidade de posse ocorrida no último dia 26 de janeiro, no auditório Castello Branco do campus de Fortaleza, reforçou o Instituto Federal do Ceará (IFCE) com mais 30 docentes e 84 técnicos administrativos. Para o pró-reitor de Gestão de Pessoas do IFCE, Ivam Holanda, o aumento "expressivo" de servidores nos últimos anos, em torno de 70%, vem consolidar a expansão das 32 unidades do Instituto, que está presente em todas as regiões do Ceará.

Os novos professores empossados vão completar os quadros dos cursos, bem como fazer parte dos cursos novos que estão sendo abertos. Já os técnicos administrativos vão compor o quadro de referência de cada campus, compondo as equipes pedagógicas e de administração. As últimas posses também são "uma recomposição da força de trabalho, devido às recentes aposentadorias", explica Ivam.

O diretor-geral de Iguatu, Djalma Honório, comenta que o sentimento geral dos gestores dos campi é de satisfação, visto que os últimos servidores empossados em 2017 são dignos de "elogios". "Além de estar aumentando a força de trabalho do IFCE, a qualidade e a vontade de trabalhar dos novos servidores têm sido excelentes para o ensino no Ceará", alegra-se. A chegada dos mais recentes novatos é resultado de planejamento e da abertura de novos cursos no campus, como o de licenciatura em Geografia.

Para Maria Natália Vasconcelos, que tomou posse no cargo de nutricionista no campus de Acaraú, o sentimento é de gratidão. "Estou imensamente feliz por fazer parte do quadro do IFCE, é uma honra. Antes eu era concursada no município e optei pelo IFCE porque o instituto representa possibilidade de crescimento e reconhecimento profissional para mim", emociona-se.

Já Rogério Guerra Diógenes Filho, que tomou posse como professor de Sistemas e Redes de Telecomunicações no campus de Boa Viagem, ser servidor do IFCE é parte de um sonho de se tornar professor pesquisador. Para ele, que soube da aprovação na prova escrita na véspera do seu aniversário, o primeiro lugar foi uma grata surpresa, resultado de muito estudo no próprio IFCE, onde cursou a graduação e o mestrado em Engenharia de Telecomunicações no campus Fortaleza. "A minha expectativa como professor do Instituto Federal do Ceará é somar e fazer a diferença na vida dos alunos", explica.

Tomaram posse administradores, assistentes em administração, analistas de tecnologia da informação, médicos, técnicos em assuntos educacionais, bibliotecário, técnico em audiovisual, técnico em agropecuária e enfermeiros; além de docentes das áreas de Infraestrutura, Arquitetura e Urbanismo; Fundamentos da Educação, Política e Gestão Educacional e Metalurgia de Transformação.

Esses novos servidores foram lotados nos campi e na Reitoria. Hoje, a força de trabalho do IFCE ultrapassa os 3,2 mil servidores entre docentes e técnicos que atuam em 34 unidades espalhadas por todas as regiões cearenses levando ensino, pesquisa, extensão e inovação à sociedade.

Nos dias 29 e 30 de janeiro, no mesmo local, está acontecendo o seminário de iniciação ao serviço público federal. Na oportunidade, os titulares dos órgãos administrativos da Reitoria estão apresentando as competências dessas unidades, a fim de promover a orientação aos ingressantes quanto aos serviços que presta a Instituição à comunidade.