Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Egressos de Jaguaribe aprovados na Seduc

Ex-alunos de Ciências Biológicas manifestam gratidão ao campus de Jaguaribe pelas oportunidades e apoio

Publicada em 01/02/2019 Atualizada há 2 meses, 1 semana

Quatro egressos e um graduando do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do campus de Jaguaribe foram aprovados na primeira e segunda fases do último concurso da Seduc-CE: Alanna Erica Pontes Barbosa, Antonio Rodrigo Marques Viana, Antonio Augusto Morais Feitosa, Francisca Valkiria Gomes de Medeiros e Maria Milena Fernandes da Silva. O concurso público para provimento de cargo efetivo de professor do Ensino Médio está em vias de divulgar sua lista definitiva de aprovados, pois a terceira e última fase (provas de títulos) aconteceu em janeiro de 2019. As primeiras fases, de prova escrita e aula prática, ocorreram no segundo semestre de 2018.

Para Antônio Augusto Morais Feitosa, “a aprovação em um concurso público representa estabilidade e boa remuneração e, especialmente para mim, uma oportunidade de mostrar que nós, pessoas com deficiência, podemos colaborar com a sociedade através do trabalho produtivo". Ele agradece ao IFCE pela "formação de excelência, ótimos professores e pelo ambiente propício para profusão de ideias e formação ampla dos estudantes", ressaltando que sente "bastante orgulho em ser fruto do trabalho sério e dedicado destes profissionais”.

Já Francisca Valkiria Gomes de Medeiros sempre sonhou em fazer uma faculdade desde a adolescência. No entanto, em Iracema, sua cidade natal, não havia como prosseguir os estudos, muito menos obter o primeiro emprego. Sem condições financeiras para morar em uma grande cidade, ela não sabia como conseguiria entrar na faculdade. Sua sorte mudou em 2011, quando foi aprovada no curso através do SISU. "Foi, até então, o dia mais feliz da minha vida. Tanto, que esqueci de pensar como conseguiria me manter em outra cidade". Quando ela foi morar em Jaguaribe, só tinha dinheiro para ficar uma semana. Com o tempo, Valkiria conseguiu uma bolsa de trabalho, depois foi selecionada no PIBID e no IFCE Internacional. Valkiria reconhece que sem essas oportunidades, não teria conseguido. "Tive apoio para terminar a faculdade, realizar pesquisas científicas e a melhor formação acadêmica que eu poderia ter", agradece.

Enquanto o graduando Antonio Rodrigo Marques Viana agradece aos professores pelo "excelente trabalho", em especial às professoras Monik Evelin Leite, Raquel da Silva Cordeiro, Rita Carolina Gondim da Fonseca e Alexandra Santos Leal Oliveira, pela ajuda e "total apoio"; Maria Milena Fernandes da Silva agradece também aos colegas de curso. "Não posso deixar de citar a importância dos colegas de curso, pois vivemos e compartilhamos situações que foram essenciais para o nosso crescimento profissional e pessoal", lembra.

A Seduc-CE ofertou 2.500 vagas nas disciplinas de arte, biologia, educação física, filosofia, física, geografia, história, espanhol, inglês, português, matemática, química, sociologia e libras. Para a disciplina de biologia foram abertas 238 vagas, mais 13 para vagas para deficientes, totalizando 250.

Cláudia Monteiro, jornalista da Reitoria do IFCE, com auxílio de Rodrigo Brasil