Edital de remoção será lançado nesta semana
Informação é confirmada por pró-reitor de Gestão de Pessoas durante assembleia
Publicada em 23/02/2016 ― Atualizada há 2 meses, 1 semana
A reitoria do Instituto Federal do Ceará (IFCE), atendendo a convite de uma das seções sindicais que representam os servidores da instituição, designou o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Ivam Holanda, para participar da assembleia daquela entidade representativa, na tarde dessa sexta-feira, 13, no campus de Fortaleza. Durante o encontro, que reuniu cerca de 25 servidores, entre professores e técnicos administrativos, o gestor informou as soluções que estão sendo adotadas para equacionar os pontos de reinvindicações dos trabalhadores.
Na última quarta-feira, 11, o reitor Virgílio Araripe já havia recebido representantes das seções sindicais de Fortaleza, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte. Na ocasião, o IFCE apresentou proposta de realizar reuniões periódicas com as entidades, de forma a discutir e encaminhar temas de interesse da comunidade acadêmica.
Edital de remoção será lançado nesta semana
Na assembleia dessa sexta, o pró-reitor Ivam Holanda informou que o edital de remoção de servidores será lançado nesta semana e já está na Procuradoria Federal, aguardando apenas parecer jurídico. O processo será realizado em duas etapas: inicialmente, serão abertas inscrições para servidores técnicos-administrativos e, na sequência, para docentes, de forma a garantir o perfeito funcionamento do Sistema Informatizado de Remoção (Sirem).
Outro ponto reforçado pelo pró-reitor de Gestão de Pessoas foi que os cálculos referentes ao pagamento de retroativos da progressão funcional docente do exercício de 2010 foram finalizados, o que corresponde a 75% do período a ser analisado (2008-2011).A reitoria reiterou o compromisso de finalizar os cálculos ainda em setembro.
A respeito da consulta para diretores, o gestor explicou que o processo será normatizado de forma conjunta, conforme acordado reunião da na última quarta-feira. Para isso, as regras serão discutidas e sistematizadas entre os dias 16 e 20 de setembro, por meio de uma comissão com representantes da gestão e dos servidores. O prazo para a realização das consultas continua outubro.
No caso da eleição dos diretores-gerais dos campi de Quixadá, Limoeiro do Norte e Sobral, o cronograma do processo eleitoral será definido em parceria com o Ministério da Educação (MEC), tendo em vista que essa unidades já completaram cinco anos de funcionamento. Como prevê a legislação, as regras serão normatizadas pelo Conselho Superior (Consup).
Luís Carlos de Freitas - reitoria