Docente do IFCE representa Brasil em fórum do Brics
Encontro visa fortalecer cooperação em ciência, tecnologia e inovação
Publicada em 06/09/2021 ― Atualizada há 2 meses
O professor Pedro Pedrosa Rebouças Filho, do Laboratório de Processamento de Imagens e Simulação Computacional (Lapisco), do campus de Fortaleza do IFCE, vai representar o Brasil na edição 2021 do Brics Young Scientists Forum (6º Fórum de Jovens Cientistas do Brics e 4º Prêmio Jovem Inovador) que ocorrerá de forma online, 13 a 16 de setembro. A indicação do docente, para a área de Sistema Ciber Físico (CPS) e suas aplicações, partiu da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
O Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, tem essa iniciativa anualmente, sempre numa sede diferente, para reunir pesquisadores de cada país num encontro para fortalecimento da cooperação entre as nações nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. A ideia é alavancar jovens tantos científicos para enfrentar os desafios da sociedade, a partir de uma plataforma em rede. A edição 2021 seria na Índia, mas, devido à pandemia de Covid-19, acontecerá online, assim como em 2020, que ocorreu de forma exitosa.
A ideia do Fórum de Jovens Cientistas do Brics surgiu quando da segunda reunião ministerial do grupo. A expectativa é de que, mais uma vez, o evento possa proporcionar uma plataforma de alto nível para intercâmbio acadêmico e político entre jovens cientistas, bem como entre as instituições que representam a ciência dos membros do Brics. Pretende-se estimular o interesse de novos talentos na pesquisa estratégica de tecnologias futuras, direcionando a atenção para o campo mais promissor e importante da ciência e tecnologia, como descreve a organização do fórum.
“Fiquei feliz e bastante lisonjeado pela indicação, pois sei que é o reconhecimento de um grupo maior de pesquisadores do IFCE concentrados no Lapisco; e a minha expectativa é encontrar pesquisas em comum para estreitarmos os laços com os pesquisadores dos demais países do Brics com os pesquisadores do IFCE, bem como encontrar linhas de pesquisa novas para que novos caminhos de pesquisa possam ser criados dentro do IFCE com ajuda de parceiros mais experientes nestas áreas”, descreveu o professor Pedro Rebouças.
CPS, área para a qual o professor do IFCE foi indicado para representar o Brasil, compõem um sistema de computação de última geração sob a categoria de sistemas embarcados. Faz uso de técnicas computacionais inteligentes relacionadas a unidades computacionais e ao mundo físico. Isso implica que o CPS usa computação, comunicação e controles para interagir com sistemas do mundo real. Por intermédio desses sistemas, as empresas têm a oportunidade de representar a realidade do mundo físico em ambientes digitais.
Luís Carlos de Freitas - Reitoria