Auxílio emergencial: divulgado resultado preliminar
Estudantes interessados em interpor recurso devem fazer nos dias 31/05 a 01/06 pelo SISAE
Publicada em 28/05/2021 ― Atualizada há 2 meses, 1 semana

A Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, divulgou a consulta o resultado preliminar do Edital nº 01/2021, referente ao processo seletivo unificado do auxílio estudantil emergencial aos/às discentes dos seguintes campi do IFCE: Acopiara, Aracati, Baturité, Camocim, Canindé, Crateús, Guaramiranga, Horizonte, Itapipoca, Jaguaribe, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Maranguape, Morada Nova, Pecém, Paracuru e Ubajara.
Segundo a DAE, foram recebidas 2.567 inscrições válidas, além do aproveitamento de 391 inscrições de estudantes classificados/as nas listas de espera de auxílio estudantil emergencial geradas em 2021 pelos campi Camocim, Crateús, Jaguaribe e Limoeiro do Norte para fazer a classificação final da seleção. Totalizando 2.958 inscrições. Foram disponibilizadas 818 vagas pela Reitoria e mais 439 vagas com recursos próprios dos campi.
Para conhecer o resultado preliminar da inscrição efetuada, o/a discente inscrito/a deve acessar o SisAE com o login e a senha e verificar o atual status da inscrição, que pode estar “Auxílio Concedido”, “Na lista de espera”, “Auxílio Indeferido” ou “Desistência Voluntária”.
Entenda o parecer emitido e saiba como proceder:
Auxílio Concedido
- A inscrição foi aprovada e o/a discente foi classificado/a dentro do número de vagas disponíveis;
- Poderá haver alteração no Resultado Preliminar após a análise dos recursos;
- Discente deve aguardar o Resultado Final a ser publicado no dia 09/06/2021 para confirmar se manterá classificação dentro das vagas;
- Discente deve verificar os dados bancários que cadastrou no cadastro do SiSAE, pois serão os mesmos utilizados para a folha de pagamento;
- Os dados bancários devem ser exclusivamente de conta corrente ou poupança em nome do(a) discente;
- Caso não tenha conta bancária, o/a discente poderá ser orientado/a, via e-mail, sobre como proceder para abertura da conta após a divulgação do Resultado Final.
Desistência voluntária
- O(A) discente cancelou a inscrição. Auxílio Indeferido
- A inscrição foi reprovada.
- O que pode ter ocorrido: apresentou documentação incompleta ou desatualizada; não preencheu corretamente o formulário socioeconômico (no caso da solicitação do Auxílio Emergencial, esclarecer no item “informações adicionais” o motivo de solicitar o auxílio emergencial, de modo a descrever o agravamento de sua situação socioeconômica.); não atendeu aos critérios de concessão do auxílio; ou por não ter sido classificado dentro do número de vagas.
- Para conhecer o motivo do indeferimento, o/a discente deve verificar o parecer emitido pelo SisAE (em www.sisae.ifce.edu.br).
Na lista de espera
- A inscrição atende aos critérios de concessão do auxílio, todavia, não foi classificada dentro do número de vagas disponíveis no resultado parcial;
- Necessário verificar o parecer final no Resultado Final.
Recursos
Os dias 31/05 e 01/06/2021, serão para interposição de recurso pelos/as estudantes que não tiveram o auxílio concedido e podem apresentar novos documentos (que não sejam os exigidos no edital para a inscrição) que julgar convenientes para embasar o seu pedido de revisão. Essa funcionalidade estará disponível para alunos em “lista de espera” e com “auxílio indeferido”.
Julgado procedente o recurso, a inscrição poderá ser alterada para “Auxílio Concedido”, levando em consideração a classificação da situação de vulnerabilidade socioeconômica e o número de vagas.
Para entrar com “Pedido de Recurso”, ao acessar o SISAE, localizar a inscrição “Auxílio Emergencial 2021.1”, ao lado clicar em “Ações”, em seguida no menu “Recurso” (veja o tutorial anexo). Conforme estabelecido no Edital, não caberá recurso nas seguintes situações:
- Com a documentação incompleta (ex: ausência de algum comprovante de renda/declaração de renda ou ausência de renda de algum membro da família ou do/a próprio/a estudante, ausência do comprovante/declaração de beneficiário/a do Programa Bolsa Família (no caso de a família ser beneficiária), falta de comprovante de residência, da declaração de responsabilidade das informações prestadas pelo/a discente menor de idade, documento digitalizado de forma incompleta, etc.);
- Documentação desatualizada (com data anterior a 19/01/2021);
- Documentos preenchidos de forma incorreta e/ou incompleta (sem a assinatura do declarante, mesmo que preenchidos os dados pessoais no cabeçalho, rasurados e/ou sem data);
- A falta de qualquer documento correspondente ao auxílio solicitado implica o indeferimento da inscrição, não cabendo recurso
Resultado Final
Após as análises dos recursos, será publicado o Resultado Final previsto para o dia 09/06/2021, às 20h.
Em caso de dúvidas, enviar e-mail para o Serviço Social do campus.
Acopiara: dae.reitoria@ifce.edu.br
Aracati: cae.aracati@ifce.edu.br
Baturité: cae.baturite@ifce.edu.br
Camocim: aniely.brilhante@ifce.edu.br
Canindé: dae.reitoria@ifce.edu.br
Crateús: rebecca.rocha@ifce.edu.br
Guaramiranga: dae.reitoria@ifce.edu.br
Horizonte: cae.horizonte@ifce.edu.br
Itapipoca: larisse.morais@ifce.edu.br
Jaguaribe: cae.jaguaribe@ifce.edu.br
Jaguaruana: dae.reitoria@ifce.edu.br
Limoeiro do Norte: barbara.diniz@ifce.edu.br; renata.eusebio@ifce.edu.br
Maranguape: cae.maranguape@ifce.edu.br
Morada Nova: germana.vieira@ifce.edu.br
Pecém: dae.reitoria@ifce.edu.br
Paracuru: cae.paracuru@ifce.edu.br
Ubajara: pamela.macedo@ifce.edu.br