Divulgado resultado das eleições do Conselho Superior
Foram escolhidos 29 novos conselheiros nas representações de discentes, docentes e técnicos administrativos. Prazo para recursos se encerra nesta terça-feira, 23
Publicada em 22/04/2019 ― Atualizada há 2 meses, 1 semana
Já está disponível no portal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) o resultado parcial das eleições para definir a nova composição do Conselho Superior (Consup), instância máxima da instituição, para o biênio 2019-2021. Ao todo, foram escolhidos 15 novos membros titulares e 14 suplentes, representando discentes, docentes e técnicos administrativos, das cinco macrorregiões do estado.
Os dados, totalizados pela Comissão Eleitoral Central e pelas comissões eleitorais de cada campus, apresentam o total de votos recebidos pelos 74 candidatos inscritos em cada um das cinco macrorregiões do Estado. O prazo para pedidos de impugnação ao resultado parcial se encerra nesta terça-feira, 23, às 17h. A divulgação do resultado final, após a análise dos recursos, ocorrerá até às 17h da quarta-feira, 24.
Ao todo, 3841 estudantes e servidores participaram do pleito na última quarta-feira, 17. A posse dos novos conselheiros está prevista para maio. A única vaga não preenchida foi a de suplente de técnico administrativo da região 4, que abrange os campi de Acaraú, Camocim, Sobral, Tianguá e Ubajara (apenas dois candidatos tiveram inscrições homologadas, um dos quais desistiu de concorrer). A ocupação dessa suplência deverá ocorrer por processo eleitoral específico restrito à respectiva região, após deliberação do Consup.
Nesta segunda-feira, 22, o reitor Virgílio Augusto Sales Araripe parabenizou a comunidade acadêmica pela participação no pleito por meio de nota. “Mais uma vez, o IFCE garante a democracia nos seus processos consultivos, sempre na busca de sua consolidação, seguindo as normas vigentes e primando pela lisura e respeito. Desta forma, saudamos todos os escolhidos e desejamos que todos atuem juntos, de maneira construtiva, visando o melhor para a nossa instituição”, escreveu.
Por sua vez, o presidente da Comissão Eleitoral Central, Nathaniel Carneiro Neto, destacou que o pleito ocorreu tranquilamente, sem ocorrências atípicas. Ele destacou que a participação dos servidores no pleito tem melhorado a cada sucessão. “Percebemos que a comunidade está tendo uma maior consciência do que é o Consup e de sua importância como órgão decisório, pois as maiores decisões do Instituto são tomadas nele”, elogiou. O gestor reconheceu, porém, que um desafio para a próxima eleição é ampliar a participação dos alunos no processo.
Ícaro Joathan - reitoria