Divulgada nota sobre o Ensino Médio Integrado
No documento, são listadas ações institucionais relacionadas ao Ensino Médio Integrado
Publicada em 30/11/2018 ― Atualizada há 2 meses, 1 semana
Neste ano, no mês de setembro de 2018, o Fórum de Dirigentes de Ensino, formado pelos pró-reitores de Ensino dos Institutos Federais e do Colégio Pedro II e pelos dirigentes de Ensino dos Centros Federais de Educação Tecnológica, no âmbito do Conselho Nacional de Reitores das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), aprovou as Diretrizes indutoras para a oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Tal documento recebeu a contribuição de todas as instituições integrantes da rede, sendo concebido como instrumento orientador de oferta do ensino médio integrado (EMI), no âmbito da educação profissional ofertada em nível federal.
Além dessa ação, o CONIF e o Fórum idealizaram e promoveram o I e o II Seminário Nacional do Ensino Médio, em Brasília, nos anos de 2017 e 2018, apresentando discussões sobre o EMI no atual contexto educacional brasileiro, no que compete a desafios, estratégias, ações e propostas de integração curricular. Esse evento contou com representações do IFCE e de outros institutos federais.
Sendo assim, servidores do IFCE, de diversos campi e da Reitoria, tem se reunido para discutir sobre a identidade do Ensino Médio Integrado, bem como para definir os referenciais que nortearão a integração do currículo desses cursos. Em Nota à Comunidade Acadêmica, são relatados e explicados os passos que têm sido tomados a partir dessas diretrizes na instituição.