Curso de alemão é discutido com parceiros
Publicada em 20/01/2016 ― Atualizada há 1 mês, 4 semanas
O Instituto Federal do Ceará, no último dia 17 de maio, reuniu-se com o cônsul honorário da Alemanha, Dieter Gerding, com a professora da Casa de Cultura Alemã da UFC, Rogéria Pereira, e com o representante do núcleo Brasil-Alemanha do IFCE, Horst Schoenenberg, para tratar da realização de um curso de língua alemã gratuito para alunos e professores da área da indústria do IFCE. O pró-reitor de Extensão, professor Gutenberg Albuquerque, a coordenadora de relações internacionais, Sarah Ribeiro, e o chefe do Departamento da Indústria, Agamenon Góis, cogitaram a implantação do mencionado curso ainda este ano.
De acordo com Sarah Ribeiro, a proposta é que “obtendo-se sucesso nesse curso-piloto, ele seja expandido para toda a comunidade acadêmica”. Segundo a professora, houve um levantamento prévio para definir a área em que a língua alemã é essencial para a prática profissional, tendo sido a indústria a que mais recebeu indicações, sobretudo porque desenvolve atividades de automação industrial, energias renováveis e mecânica, cuja teoria tem bastantes produções nesse idioma.
Durante a reunião, apresentou-se a proposta do Curso Básico de Alemão, com 60h/aula, inicialmente ministrado a duas turmas, uma formada por 25 professores e outra por 25 alunos, todos da indústria. Outra questão discutida na reunião foi a possibilidade de tornar o curso uma disciplina optativa dos cursos da área, desenvolvidos no IFCE. Com tudo isso, pretende-se também preparar os acadêmicos para oportunidades de intercâmbios na Alemanha.
Imagem: Reunião com cônsul alemão na pró-reitoria de Extensão (foto: Deborah Susane)
Deborah Susane - reitoria