Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Consup dá início a processo de escolha de novos dirigentes

Processo iniciará com a eleição das Comissões Eleitorais que conduzirão o pleito

Publicada em 28/09/2020 Atualizada há 2 meses, 1 semana

Em reunião realizada na última sexta-feira (25), por meio de videoconferência, o Conselho Superior (Consup) do Instituto Federal do Ceará (IFCE) deliberou sobre a deflagração do processo de consulta à comunidade acadêmica para escolha de reitor(a) e diretor(a)-geral de campus.

O reitor do IFCE e presidente do Consup, professor Virgílio Araripe, esclareceu que o processo ocorrerá de forma remota, em razão da suspensão das atividades presenciais devido à pandemia de Covid-19, mas continuará seguindo toda a legislação que disciplina a consulta à comunidade acadêmica (Lei nº. 11.892/2008 e Decreto nº 6.986/2009). Essas normas estabelecem que o processo de consulta será finalizado com a escolha de um único candidato e atribuem o peso de 1/3 (um terço) na votação para cada segmento: alunos(as), professores(as) e técnicos(as) administrativos.

Todo o processo foi apresentado pelo pró-reitor de Administração e Planejamento do IFCE, professor Tássio Lofti. Na sua fala, ele também indicou o sistema de votação eletrônico que será usado durante a consulta: o Helios Voting. Segundo o pró-reitor, o sistema foi escolhido pelas experiências exitosas já demonstradas em outras instituições. A indicação foi aprovada pelos conselheiros.

O pleno também decidiu que a o processo de consulta à comunidade para escolha de reitor(a) e diretores(as)-gerais para o quadriênio 2021-2025 acontecerá em um único turno.  

O colegiado também constituiu a Comissão Gestora, que irá conduzir a eleição dos membros da Comissão Eleitoral Central e das Comissões Eleitorais dos campi. O grupo será formado por quatro membros titulares: Anderson Ibsen Lopes de Souza (segmento direção-geral e presidente da Comissão Gestora),  Maria Lopes Araújo (segmento técnico-administrativo), David Aurélio Lima Silveira (segmento docente) e Ana Isabele Silva Barreto (segmento discente); e quatro membros suplentes: José Alves Neto (segmento direção-geral); Marcelo Lucas Araújo (segmento técnico-administrativo); Natália Silva Duarte (segmento docente) e Francisco Thomé Gama da Silva (segmento discente). 

O processo eleitoral é realizado em duas etapas:(1) constituição da Comissão Eleitoral Central e das Comissões Eleitorais Locais dos campi, e (2) inscrição dos candidatos aos cargos de gestão, período de campanha e votação. A consulta se dá por meio de votação da comunidade acadêmica - que inclui estudantes, professores e técnicos-administrativos em educação. O processo eleitoral deve ser finalizado até o dia 20 de novembro de 2020.

Rebeca Casemiro - DCS/Reitoria