Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Clube Literário de Jaguaribe recebe Ana Miranda

Ana Miranda é autora de quase 30 títulos, entre poesia, romance, novela e literatura infanto-juvenil

Publicada em 07/07/2016 Atualizada há 2 meses, 1 semana

O campus de Jaguaribe promoverá amanhã, 8 de julho, às 17 horas, mais uma reunião do Clube Literário. Desta vez o encontro será com a escritora cearense Ana Miranda. Projeto de fomento à leitura e às artes, o clube envolve discentes, docentes, técnicos administrativos e a comunidade local. As reuniões acontecem periodicamente, sendo abertas ao público. No último encontro, 12 de maio, foi estudada a obra do escritor baiano João Ubaldo Ribeiro.

Autora de quase 30 títulos, entre poesia, romance, novela e literatura infanto-juvenil, a fortalezense Ana Miranda recebeu diversos prêmios, entre eles duas vezes o Jabuti (Boca do Inferno - 1990 e Dias & Dias - 2003) e duas vezes o prêmio da Academia Brasileira de Letras (Dias & Dias2003 e Musa Praguejadora - 2015). Ana também foi atriz, tendo trabalhado em filmes do cinema novo brasileiro entre 1971 e 1979. Dirigiu o Instituto de Artes da Funarte e foi editora chefe dessa instituição, entre 1977 e 1983. Recebeu formação na área de artes plásticas, cursando o Instituto Central de Artes da Universidade de Brasília, tendo ilustrado as capas de seus livros. Teve formação literária com o escritor Rubem Fonseca, entre 1979 e 1989. Em 2006 voltou a morar no Ceará. Em 2015, recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Ceará.

Durante a reunião do Clube Literário do campus Jaguaribe, Ana Miranda falará da sua obra, num contexto histórico e cultural, bem como um pouco da sua contribuição social e de seus títulos. É costume do clube se conversar sobre estilos, épocas, escolas literárias, contextos de produção, impacto social das obras, nuances, biografias, e, principalmente, deleitar-se com as produções, sejam elas em verso ou em prosa. O projeto busca também fortalecer a cultura local e valorizar os poetas da terra, contribuindo no desenvolvimento da oralidade e do prazer estético, através de um Sarau Literário Regional, que acontece anualmente. 

Com informações de Rodrigo Brasil (Jaguaribe)