Circuito de capacitações em inovação será lançado nesta quarta (06/01)
Cursos em Inovação e Propriedade Intelectual serão realizados em três ciclos
Publicada em 05/01/2021 ― Atualizada há 2 meses, 1 semana
O Instituto Federal do Ceará (IFCE) lançará, no dia 6 de janeiro, às 19h, o Programa de Capacitação em Inovação e Propriedade Intelectual - Programa Circuito da instituição, com participação do reitor Virgílio Araripe, bem como pró-reitores e diretoria do Polo de Inovação Fortaleza, além de representantes da Advocacia Geral da União (AGU), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A transmissão será remota, ao vivo, por meio do canal da instituição no YouTube.
O programa tem o objetivo de capacitar profissionais da área de gestão da inovação, pesquisadores, extensionistas e participantes dos programas de empreendedorismo, vinculados ao IFCE, mediante a implantação de um processo de formação inicial e continuada em propriedade intelectual e inovação para a disseminação da Política de Inovação do instituto, fomentando o desenvolvimento de projetos relacionados à pesquisa aplicada e à extensão e fortalecendo a criação e a gestão de ativos de propriedade intelectual na instituição.
Segundo Sarah Mesquita, membro da comissão responsável pelo Programa, a capacitação proposta será operacionalizada por meio de três circuitos, com ênfases distintas, sendo eles: Circuito Pesquisador; Circuito Gestor da Inovação; e Circuito Empreendedor em Inovação. Além deles, haverá ainda um Ciclo Básico comum a todos os circuitos, o qual poderá ser aproveitado pelos servidores que possuírem o Certificado do curso DL101PCT, da Academia da OMPI. Os participantes deverão escolher qual ciclo melhor se adequa a seu perfil de atuação junto ao IFCE.
Escritórios de Inovação
De acordo com o Regimento do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFCE, os Escritórios de Inovação são unidades de atuação do núcleo nos campi, com o objetivo de disseminarem a Política de Inovação nas regiões de atuação no Ceará, proporcionando uma maior capilaridade nas ações de inovação tecnológica e propriedade intelectual. A Política de Inovação determina os parâmetros e norteia as diretrizes a serem seguidas pelo órgão, tendo como objetivo o compromisso de inovar através dos produtos, processos e serviços para a sociedade e para o Estado.
Com informações da coordenadoria do programa