Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

CEPE aprova regulamento das especializações técnicas

Documento será avaliado pelo Conselho Superior (Consup) nessa sexta-feira, 14

Publicada em 12/05/2021 Atualizada há 2 meses, 1 semana

Foi aprovada no último dia 3 de maio pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), a minuta do regulamento que cria e disciplina o acesso às especializações técnicas. O documento deve passar por avaliação do Conselho Superior (Consup) nessa sexta-feira, 14 de maio. Ainda não há data para o início dos novos cursos.

Os cursos são previstos no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) e abrangem os eixos tecnológicos já ofertados pelo IFCE. Após a aprovação pelo Consup, serão elaborados os Projetos Políticos Pedagógicos (PPC) de cada curso e a minuta dos processos seletivos, que também precisam passar pelo crivo do conselho.

As especializações técnicas são formações de aperfeiçoamento, “um pós-técnico”, e constituem um avanço no itinerário formativo de cada estudante. “É mais uma opção para os estudantes e egressos dos cursos técnicos, bem como para graduados, que podem assim incrementar e agregar valor aos seus currículos”, explica a professora Norlia Nabuco Parente, chefe do Departamento de Ensino Básico e Técnico da pró-Reitoria de Ensino. Norlia pontua que as especializações técnicas precisam estar relacionadas com as formações básicas do aluno.

Segundo a pró-reitora de Extensão, Ana Cláudia Uchoa, a ideia é que as primeiras especializações técnicas do IFCE sejam alinhadas ao projeto AgroIFNordeste, cuja instituição proponente é o Instituto Federal do Piauí (IFPI). “Queremos ingressar no projeto com a participação de oito unidades(Tianguá, Crateús, Iguatu, Crato, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Umirim e Tauá) e estamos aguardando tudo ser aprovado para iniciar as tratativas com os campi que desejarem participar eformatar os Projetos Políticos Pedagógicos. Tudo articulado em conjunto pelas pró-reitorias de Ensino e Extensão”, detalha.

Cláudia Monteiro - Jornalista da Reitoria